Topo

Procon-SP notifica escolinhas de Ronaldo após denúncia do UOL Esporte

Ronaldo e Carlos Wizard em lançamento da Ronaldo Academy em 2015 - Thiago Bernardes/Frame
Ronaldo e Carlos Wizard em lançamento da Ronaldo Academy em 2015 Imagem: Thiago Bernardes/Frame

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

12/03/2019 15h30

O Procon-SP, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo, irá notificar a Ronaldo Academy, rede de escolas de futebol que tem como um dos sócios o ex-jogador Ronaldo Nazário, para que preste esclarecimento sobre uso de propaganda abusiva contra menores de idade e seus pais. A iniciativa ocorre após matéria do UOL Esporte denunciando a recomendação de publicidade infantil e mentiras aos consumidores em cartilha elaborada pela empresa.

A Ronaldo Academy afirma que ainda não foi notificada, mas irá voluntariamente prestar todos os esclarecimentos e promover as alterações que venham a ser solicitadas (comunicado na íntegra no final da matéria). "Em relação à informação de que a Fundação Procon-SP notificará a Ronaldo Academy a prestar esclarecimentos acerca de fatos veiculados na mídia sobre material distribuído aos franqueados, embora a empresa não tenha recebido até o presente momento qualquer comunicação formal sobre tal fato, informamos que, espontaneamente, nos colocaremos à disposição para prestar todas as explicações que se fizerem necessárias, bem como para eventuais providências".

Em um de seus trechos, o documento, enviado a todos os franqueados, recomenda o uso de "infiltrados" - propaganda em instituições de ensino, mesmo que sem autorização. "Sabe aquela escola que não autoriza prospecção dentro do seu território? Aí que os infiltrados entram em ação. Ofereça qualquer benefício Ronaldo Academy para um aluno dessa escola, sejam materiais esportivos, acessórios, qualquer ferramenta para que aluno leve para dentro da escola e se torne objeto de desejo dos colegas", diz o texto.

Em outra passagem, o manual sugere que, enquanto os pais discutem o preço, vendedores abordem as crianças e peçam para que ele escreva em um papel os contatos dos amigos: "enquanto converso com seus pais, preenche essa listinha"
Além das estratégias direcionadas a crianças, a cartilha também traz diretrizes controversas na relação com os pais. O documento recomenda, diretamente, o uso de mentiras para tentar induzir o cliente a fechar matrículas em caso de indecisão.

Um dos métodos fala em dificultar sutilmente a agenda para que o cliente tenha sensação de escassez, e criar a impressão de que a escolinha seleciona seus alunos e pode rejeitar a criança em caso de demora. Outro é mais direto, e fala em causar medo de perder. "Só resta uma vaga na turma" e "o desconto de 50% na matrícula se encerra hoje

Segundo o Procon-SP, as práticas são ilícitas ainda que o manual não seja distribuído aos consumidores. "Apesar de a empresa alegar que a referida cartilha não foi distribuída aos consumidores, para o Procon-SP, o simples fato de existir um material que oriente seus funcionários a agir de forma contrária à lei já demonstra a natureza ilícita de seu comportamento". De acordo com o órgão, a Ronaldo Academy está sujeita a aplicação de multa, a ser arbitrada em procedimento administrativo.

À reportagem, a Ronaldo Academy enviou o seguinte comunicado:

Comunicado

A Ronaldo Academy tem como preceitos de sua atuação a transparência, a ética e o compromisso com a formação de crianças e jovens através da prática esportiva. Ao longo dos três anos de atividades, mais de nove mil crianças e jovens já frequentaram a Ronaldo Academy no Brasil (onde temos 25 unidades) e no exterior (onde contamos com 12 unidades), recebendo, além de aulas de futebol, orientações sobre determinação, foco e disciplina.

Em relação à informação de que a Fundação Procon-SP notificará a Ronaldo Academy a prestar esclarecimentos acerca de fatos veiculados na mídia sobre material distribuído aos franqueados, embora a empresa não tenha recebido até o presente momento qualquer comunicação formal sobre tal fato, informamos que, espontaneamente, nos colocaremos à disposição para prestar todas as explicações que se fizerem necessárias, bem como para eventuais providências.

Atenciosamente,

Ronaldo Academy