Topo

Há 15 anos, Grafite marcava 2 gols e evitava o rebaixamento do Corinthians

Grafite, durante jogo do São Paulo contra o Juventus, pelo Campeonato Paulista de 2004 - Rubens Cavallari/Folha Imagem
Grafite, durante jogo do São Paulo contra o Juventus, pelo Campeonato Paulista de 2004 Imagem: Rubens Cavallari/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

14/03/2019 15h04

Há exatos 15 anos, o então atacante Grafite convivia com uma situação estranha. Autor de dois gols na vitória do seu time, o São Paulo, contra o Juventus, por 2 a 1, o jogador viu sua torcida não ficar muito satisfeita com o que acabava de acontecer. O motivo era claro: o triunfo do time do Morumbi acabava com as chances de o Corinthians ser rebaixado no Campeonato Paulista de 2004.

Durante o jogo que aconteceu em São Caetano, região metropolitana de São Paulo, a torcida por diversas vezes pediu para que o time do Morumbi entregasse o resultado. Como o Corinthians estava perdendo para a Portuguesa Santista, uma vitória do Juventus seria suficiente para o rebaixamento alvinegro.

Em entrevista à "ESPN" no ano passado, o atacante relembrou que chegou a ser chamado de corintiano pela torcida do São Paulo por causa dos dois gols marcados que salvaram o time alvinegro.

O regulamento do Campeonato Paulista daquela edição dividia as equipes em dois grupos, um com 10 times e outro com 11 - a pior equipe de cada chave era rebaixada. No Grupo 1, o Juventus anotou apenas seis pontos, dois a menos que o Corinthians. Já na outra chave, o Oeste foi rebaixado com -2, fruto de uma punição com perda de 12 pontos por escalação irregular de jogadores.