Topo

Messi x CR7, clássico e revanche: o que pode rolar nas quartas da Champions

AFP PHOTO / LLUIS GENE
Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

Do UOL, em São Paulo

14/03/2019 04h00

A Uefa sorteia amanhã os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa 2018/2019. Na disputa, quatro times ingleses, um italiano, um holandês, um espanhol e um português.

Conforme divulgado pela entidade máxima do futebol europeu, o sorteio será aberto, sem cabeças-de-chave ou restrições para confrontos entre equipes do mesmo país. "Quaisquer eventuais restrições serão anunciadas antes do sorteio", anuncia o site da competição.

Isso quer dizer que, salvo alguma inesperada mudança, as quartas de final podem ter confrontos entre times ingleses. E mais do que isso: o sorteio pode promover confrontos inesperados para a atual etapa da competição.

Vem surpresa por aí? "Em Champions League não tem como você escolher adversário, ainda mais a partir das quartas. O que vier vai ser duro", afirmou o volante Fabinho, do Liverpool, em entrevista ao TNT/Esporte Interativo após a vitória de seu time por 3 a 1 sobre o Bayern de Munique nas oitavas.

Confira o que pode pintar nas quartas de final:

Lionel Messi x Cristiano Ronaldo

A rivalidade que atingiu seu ápice na Espanha pode dar novamente as caras. Cristiano Ronaldo defende a Juventus, enquanto Lionel Messi segue no Barcelona.

Messi x Cristiano Ronaldo - Denis Doyle/Getty Images - Denis Doyle/Getty Images
Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Manchester City x Manchester United

O dérbi de Manchester pode até definir um semifinalista da Liga dos Campeões. Na atual temporada, as duas equipes se enfrentaram apenas uma vez: em 11 de novembro, pelo Campeonato Inglês, o City jogou em casa e venceu o United por 3 a 1.

City x United - Jason Cairnduff/Reuters - Jason Cairnduff/Reuters
Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Ajax x Juventus

Os dois times já decidiram o título europeu em duas ocasiões. Na final da temporada 1972/1973, os holandeses venceram por 1 a 0. Na temporada 1995/1996, os italianos deram o troco: 1 a 1, com vitória por 4 a 2 nos pênaltis.

Ajax x Juventus final Champions 1996 - Tony Marshall/EMPICS via Getty Images - Tony Marshall/EMPICS via Getty Images
Imagem: Tony Marshall/EMPICS via Getty Images

Lionel Messi x Pep Guardiola

Caso o Barcelona enfrente o Manchester City, Lionel Messi terá pela frente o técnico que o comandou entre 2008 e 2012: Pep Guardiola. Juntos, eles conquistaram pelo Barça três edições do Campeonato Espanhol, duas da Copa do Rei, três da Supercopa da Espanha, duas da Liga dos Campeões, duas da Supercopa da Europa e duas do Mundial de Clubes.

Messi e Guardiola - David Ramos/Getty Images - David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

Roberto Firmino x Gabriel Jesus

Os dois são concorrentes diretos por uma vaga no ataque da seleção brasileira e podem se enfrentar no caso de um Manchester City x Liverpool. Embora tenha saído da Copa do Mundo com a imagem desgastada, Gabriel Jesus já anotou 17 gols com o City na temporada 2018/2019, mesmo sem ser titular absoluto. No Liverpool, Roberto Firmino anotou 13.

Gabriel Jesus e Firmino - Montagem sobre fotos: Reuters/Andrew Boyers e Alex Livesey/Getty Images - Montagem sobre fotos: Reuters/Andrew Boyers e Alex Livesey/Getty Images
Imagem: Montagem sobre fotos: Reuters/Andrew Boyers e Alex Livesey/Getty Images

Manchester City x Liverpool

Mas um eventual duelo entre Manchester City e Liverpool não ficará restrito apenas à disputa entre Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Na atual edição do Campeonato Inglês, as duas equipes disputam ponto a ponto a liderança. Com 30 jogos realizados, o primeiro lugar é do City, que tem 74 pontos - um a mais que o Liverpool. Detalhe: os dois times se enfrentaram nas quartas da Champions na temporada 2017/2018, com vaga para o time vermelho.

City Liverpool - PHIL NOBLE/REUTERS - PHIL NOBLE/REUTERS
Imagem: PHIL NOBLE/REUTERS

Manchester United x Ajax

O primeiro esboço de sucesso internacional da atual geração do Ajax foi na Liga Europa 2016/2017, quando Matthis de Ligt, Frenkie de Jong, David Neres & Cia. chegaram à final. Na decisão, porém, o time holandês foi derrotado pelo Manchester United - que pode ser novamente seu rival agora. Sabor de revanche?

Ajax x United Liga Europa 2017 - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Porto x Liverpool

Nas oitavas de final da temporada 2017/2018, Porto e Liverpool se enfrentaram em um duelo de lembranças dolorosas para os portugueses: derrota por 5 a 0 em casa e um protocolar empate por 0 a 0 na Inglaterra. Pode ser a chance de dar o troco.

Porto x Liverpool 2018 - Matthew Childs/Reuters - Matthew Childs/Reuters
Imagem: Matthew Childs/Reuters

Tottenham x Juventus

Outro duelo que rolou nas oitavas da temporada 2017/2018. Os ingleses empataram por 2 a 2 a ida na Itália, mas perderam a volta em Londres por 2 a 1. Se rolar uma revanche e a Juventus for eliminada, o Tottenham chegará às semifinais, o que não consegue deste a temporada 1961/1962.

Tottenham x Juventus 2018 - REUTERS/Eddie Keogh - REUTERS/Eddie Keogh
Imagem: REUTERS/Eddie Keogh