Topo

Paulista - 2019

São Paulo e Palmeiras apostam em "xerifes gringos" para vencer 1º clássico

Robert Arboleda, equatoriano do São Paulo, e Gustavo Gómez, paraguaio do Palmeiras - Montagem sobre fotos/Agif
Robert Arboleda, equatoriano do São Paulo, e Gustavo Gómez, paraguaio do Palmeiras Imagem: Montagem sobre fotos/Agif

Bruno Grossi e Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

16/03/2019 04h00

São Paulo e Palmeiras ainda não venceram nenhum clássico nesta temporada. A nova chance de sair da seca está marcada para as 16h30 de hoje, quando as duas equipes se enfrentam no Pacaembu pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. E cada um se apoiará no seu "xerife gringo" para ter mais segurança em campo e buscar a vitória: o equatoriano Robert Arboleda contra o paraguaio Gustavo Gómez.

Os dois são estrangeiros e zagueiros. Nesta semana, foram convocados para as seleções de seus países. A dupla também já está entre os capitães de Tricolor e Verdão e possui no currículo gols em clássicos no Brasil. Arboleda estreou pelo São Paulo contra o Santos em 2017 e deixou o dele, apesar de derrota por 3 a 2. No ano passado, Gómez marcou justamente sobre o rival de hoje.

"Foi um gol muito importante para a minha carreira. Fazer gol em clássico é algo único e tomara que no jogo do fim de semana eu possa repetir", projetou o paraguaio. No lado são-paulino, Arboleda celebrou o retorno à seleção do Equador, mas quer se despedir em grande estilo: "Estou focado no clássico, que é o mais importante. Minha concentração está toda nele. Vamos dar a vida para ganhar".

A situação do São Paulo no Paulistão é mais complicada que a do Palmeiras. Os tricolores estão na vice-liderança do Grupo D e precisam vencer o Choque-Rei e o São Caetano na rodada final para que a classificação para as quartas de final chegue sem sustos. Já os alviverdes lideram o Grupo B e até mesmo um empate hoje pode selar a vaga - desde que o Guarani não vença a Ponte Preta, às 19h.

Ileso à crise, Arboleda empolga, mas preocupa para o futuro

Se o São Paulo patina mais uma vez na crise, Arboleda pode se orgulhar de estar ileso à pressão e às críticas até agora. O equatoriano conseguiu ser ovacionado mesmo na eliminação para o Talleres na Copa Libertadores da América, quando teve grande atuação no empate sem gols no Morumbi.

De lá para cá, repetiu o bom desempenho nos empates contra Red Bull Brasil e Ferroviária e conseguiu inclusive marcar um gol na vitória sobre o Bragantino. A boa fase o levou de volta à seleção do Equador, ainda que somente após um corte por lesão. Mas o que era um momento de apenas alegria entre são-paulinos e Arboleda ganhou uma pitada de preocupação ontem.

Um site chamado Ecuagol publicou trecho de uma entrevista de Arboleda para o programa de rádio "Mundo Deportivo", em que o zagueiro teoricamente fala sobre o interesse de clubes europeus e na possibilidade de sair do São Paulo no meio da temporada. Tanto o Tricolor como o estafe do camisa 5 negam que haja qualquer negociação em curso e acreditam que Arboleda se expressou mal.

Contratado em 2017 no fim da era Rogério Ceni, o beque de 27 anos sempre foi titular do São Paulo e soma 78 partidas, cinco gols e três assistências pelo clube do Morumbi. Seu vínculo é válido até junho de 2022.

Liderança e chance de vida longa no Palmeiras

Gustavo Gómez já virou xodó no Palmeiras. Depois de chegar ao clube sob uma condição de empréstimo e com muitas dúvidas pela desempenho abaixo do esperado no Milan, o zagueiro conquistou torcida, comissão técnica, diretoria e já até virou um dos capitães no rodízio empregado por Luiz Felipe Scolari.

O paraguaio foi contratado por uma parcela única de 1,5 milhão de euros e ainda custará mais 4 milhões de euros pagos em parcelas diferentes no meio deste ano e no meio de 2020. No total, sua aquisição custará 5,5 milhões de euros, o que significa pouco menos de R$ 24 milhões na cotação de hoje.

O atleta é considerado um dos mais importantes do elenco. Não à toa, a diretoria não quis nem ouvir uma sondagem de R$ 75 milhões de uma equipe do futebol mexicano. No Alviverde, ele tem o quinto maior salário do time, só atrás de Dudu, Lucas Lima, Ricardo Goulart e Bruno Henrique.

Neste sábado, ele deve liderar a defesa escalada por Luiz Felipe Scolari ao lado de Antônio Carlos. A tendência é que o treinador escale força máxima para já garantir a classificação ao mata-mata do Estadual com uma rodada de antecedência.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PALMEIRAS

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 16 de março de 2019, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo

SÃO PAULO: Tiago Volpi, Igor Vinicius, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Luan, Jucilei e Hernanes; Antony, Pablo e Carneiro.
Técnico: Vagner Mancini.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Antônio Carlos e Victor Luís; Felipe Melo, Bruno Henrique e Ricardo Goulart; Dudu, Gustavo Scarpa e Borja
Técnico: Luiz Felipe Scolari