Topo

Torcida do Grêmio entra em conflito com Brigada antes de clássico Gre-Nal

Torcida do Grêmio entra em conflito com a Brigada Militar antes de Gre-Nal - Marinho Saldanha/UOL
Torcida do Grêmio entra em conflito com a Brigada Militar antes de Gre-Nal Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/03/2019 17h13

Um grupo de torcedores do Grêmio entrou em conflito com a cavalaria da BM (Brigada Militar) no entorno da Arena, horas antes do Gre-Nal 418, válido pelo Gauchão. O confronto teve arremesso de rojões e resposta com bombas de efeito moral e até jato d'água disparado pro carro do Choque da corporação.

O clima ficou mais quente a partir do deslocamento de torcedores do Internacional. Contudo não houve registro de colorados envolvidos na ocorrência.

A confusão teve início quando os gremistas, presentes nos bares em frente ao estádio, trocavam provocações com os colorados que chegavam e romperam os bretes de proteção, tentando avançar no espaço isolado pelos responsáveis pela ordem.

Cavalaria tenta separar torcedores do Grêmio que romperam grades no entorno da Arena - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Os policiais estavam debaixo do viaduto, em frente à Avenida Padre Leopoldo Beltrano e agiram ao arremesso de rojões de alguns torcedores do Grêmio. O grupo estava situado em bares próximos à via.

A cavalaria da Brigada Militar disparou bombas de efeito moral para dispersar o grupo de torcedores. Também foi acionado o carro forte do Choque da BM. O veículo ligou o jato d'água, equipamento também usado em grandes aglomerações.

A Brigada Militar não deteve torcedores até o fechamento desta reportagem. A via foi liberada para fluxo de veículos, ônibus com torcida visitante e também coletiva com a chegada das delegações.

Alguns ônibus utilizados para deslocamento da torcida do Inter estavam com os vidros quebrados, mas foi impossível precisar quem havia danificado o veículo e em qual circunstância aconteceu.