Topo

Brasileiro deixa jogo na Bolívia após ofensa racista e ganha apoio do clube

Serginho abandonou o campo nos minutos finais de Blooming x Jorge Wilstermann - Reprodução
Serginho abandonou o campo nos minutos finais de Blooming x Jorge Wilstermann Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/03/2019 19h43

O Blooming recebeu ontem o Jorge Wilstermann, em jogo pelo Apertura da primeira divisão da Bolívia, e venceu por 2 a 0, graças aos gols dos brasileiros Rafael Barros e Rafinha. No entanto, foi outro brasileiro que acabou terminando o jogo como protagonista: Serginho, do Wilstermann.

Aos 40 minutos do segundo tempo, o atacante (ex-Linense, Mogi Mirim, Portuguesa e XV de Piracicaba, entre outros clubes) deixou o gramado reclamando de ofensas racistas vindas da torcida do Blooming.

Nas redes sociais, o camisa 10 ganhou o apoio de sua equipe. "Todo meu apoio para Serginho, que deixou o campo diante dos insultos racistas de uma importante parte da torcida do Blooming. Que a lei atue com contundência para que isso não volte a acontecer", escreveu o técnico do time, o espanhol Miguel Ángel Portugal, em sua conta no Twitter.

No Facebook, o Jorge Wilstermann também mostrou seu repúdio às manifestações da torcida do Blooming contra Serginho.

"O futebol não pode se manchar por atos racistas. Estes feitos não podem ficar impunes. De uma vez por todas, isso tem que parar", publicou a equipe em sua página oficial no Facebook. O Blooming, por sua vez, não se manifestou a respeito em seus canais de comunicação.

Até mesmo o presidente da Bolívia, Evo Morales, se solidarizou com o atleta. "Nossa solidariedade a Serginho, jogador do Wilstermann, que abandonou ontem o campo, em protesto, após receber insultos racistas da parte de maus torcedores. O futebol é um esporte que une os povos; não devemos permitir que se manche com estes atos discriminatórios", publicou o chefe de estado no Twitter.

Com o resultado em campo, o Blooming é o segundo lugar do Apertura boliviano, com 28 pontos em 13 jogos - o Nacional Potosí lidera com os mesmos 28 pontos, mas com 12 jogos. O Wilstermann é o quinto colocado, com 17 pontos em 12 partidas, entre os 14 times da competição.