Topo

É o Batman? DC Comics processa Valencia por símbolo do centenário do clube

Editora alega que imagem de morcego oferece "risco de confusão por parte do público"; clube rebate e cita origem histórica - Valencia CF/Divulgação
Editora alega que imagem de morcego oferece 'risco de confusão por parte do público'; clube rebate e cita origem histórica Imagem: Valencia CF/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/03/2019 21h05

O Valencia completa hoje 100 anos de fundação, mas com uma dor de cabeça extracampo. Segundo o jornal espanhol El Confidencial, a DC Comics acionou a Justiça em outubro de 2018 por causa do símbolo adotado pelo clube nas comemorações de seu centenário: um morcego.

A editora norte-americana, representada por um escritório de Madri, apresentou uma queixa junto à Secretaria de Propriedade Intelectual da União Europeia (Uipo), na qual acusa o Valencia de adotar um símbolo alusivo ao super-herói Batman. O símbolo do centenário do time valenciano é um morcego alaranjado sobre um fundo preto.

Em seu protesto, a DC se apoia em um artigo da European Union Trade Mark Regulation (EUTMR), alegando que o símbolo do centenário do Valencia oferece "um risco de confusão por parte do público". A empresa já havia apresentado queixa semelhante em 2014.

Em sua defesa, a diretoria valencianista afirma que usa o morcego como símbolo pelo menos desde 1921 - antes das primeiras publicações do super-herói em quadrinhos, datadas de 1939. De fato, o brasão de armas da cidade de Valência traz, entre outros detalhes, um morcego sobre a Coroa de Aragão. O símbolo do centenário, por sua vez, foi registrado na Uipo em junho de 2018.

"Não vamos deixar de usar o morcego só porque a DC Comics diz. Não há nenhuma marca comercial que tenha exclusividade mundial sobre os morcegos", afirmou um porta-voz do clube ao jornal. "Quando este clube (já) jogava com um morcego no peito, ainda se perseguiam bisões nos Estados Unidos", acrescentou.

A fonte afirmou que o clube está "absolutamente tranquilo" quando ao processo aberto pela DC. "É uma mera formalidade", disse. "O escudo não será afetado, e não haverá qualquer consequência legal."