Topo

De falhas na Champions à crise na Turquia. Karius vive 10 meses de terror

Goleiro Loris Karius em ação durante partida do Besiktas na Liga Europa - TT News Agency/Andreas Hillergren
Goleiro Loris Karius em ação durante partida do Besiktas na Liga Europa Imagem: TT News Agency/Andreas Hillergren

DO UOL, em São Paulo

20/03/2019 12h12

Dia 26 de maio de 2018 poderia marcar o ápice da carreira do goleiro Loris Karius, mas a final da Liga dos Campeões na verdade se transformou no início de um período de terror para o alemão. Dez meses depois das falhas decisivas para o vice-campeonato do Liverpool, Karius enfrenta uma crise no Besiktas, clube turco para o qual foi emprestado.

Segundo reportagem do jornal "Turkiye Gazetesi", o goleiro tenta abreviar o contrato de empréstimo e retornar ao Liverpool tamanho os problemas que tem enfrentado. Em má fase técnica, ainda acionou a Fifa para receber quatro meses de salários atrasados do Besiktas.

Nesta temporada, Karius disputou 27 partidas com o time turco, sendo que levou 37 gols. No momento, o Besiktas é apenas o terceiro colocado do campeonato local, longe da briga pelo título da temporada.

Para piorar, Karius foi criticado de forma direta pelo técnico da equipe, Senol Gunes. O treinador disse recentemente que preferia ter escalado o goleiro reserva depois de uma vitória do Bestikas por 3 a 2 sobre o Konyaspor, marcada por uma falha de alemão.

De acordo com a publicação, o goleiro já procurou o Liverpool tentando acertar um retorno, nem que seja para apenas treinar até o final da temporada. Seria uma forma também de resolver o impasse dos salários com o Besiktas, que segundo reclamação do goleiro enviada à Fifa deve quatro meses de vencimento.

Karius com Klopp em partida com o Liverpool - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
Karius com Klopp em partida com o Liverpool
Imagem: Phil Noble/Reuters

O empréstimo de Karius para o Besiktas tem validade até 2020, mas diante da situação é provável que seja encerrado antes. Porém, sua permanência no Liverpool é considerada difícil, com uma negociação para o futebol alemão encarada como opção mais viável.

Karius iniciou a carreira no Mainz, sendo contratado pelo Liverpool em 2016. O goleiro se firmou como titular na reta final da última temporada, mas ficou marcado por falhas no primeiro e terceiro gols do Real Madrid na decisão da Liga dos Campeões, que terminou com vitória por 3 a 1 dos espanhóis.

O técnico Jurgen Klopp saiu em defesa de Karius e chegou a alegar que o alemão teve os reflexos afetados por um choque com o zagueiro espanhol Sergio Ramos no começo da decisão.

Porém, sua situação ficou insustentável no clube. Alisson foi contratado para assumir a posição de titular e Karius voltou a falhar na pré-temporada. No final, acabou emprestado para o Besiktas.