Topo

Grêmio

Grêmio persegue campanha invicta para repetir feito após 54 anos

Grêmio soma oito vitórias e dois empates na fase de classificação do Campeonato Gaúcho 2019 - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio soma oito vitórias e dois empates na fase de classificação do Campeonato Gaúcho 2019 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/03/2019 04h00

O Grêmio visita o Pelotas, hoje (20), em um jogo que não muda sua posição na tabela, mas tem valor. A última rodada da fase de classificação do Gauchão vale para o time gremista manter a invencibilidade no estadual. Avançar sem derrotas dá a chance de seguir sonhando com marca que o clube não obtém desde 1965: título invicto de campeão gaúcho.

Com 26 pontos, o Grêmio é líder isolado e já garantiu vantagem de atuar em casa no segundo jogo das quartas de final. A classificação geral do Gauchão segue computando pontos dos mata-matas para definir mando de campo até a decisão.

O último campeão invicto do Rio Grande do Sul foi o Internacional, em 2009. À época sob comando de Tite, o time colorado jogou 21 partidas com 18 vitórias e três empates. O aproveitamento de 90% foi coroado com goleada de 8 a 1 em cima do Caxias, na final do segundo turno - que decretou o Inter vencedor do campeonato.

"A gente entra em campo pensando, primeiro, em vencer. Isso se resultado na invencibilidade que a gente tá. Tivemos uma derrota só na temporada e quarta-feira vamos atrás de mais três pontos", comentou Matheus Henrique. "É sempre importante fazer boa campanha, era o nosso objetivo desde o início. Ter uma boa campanha para as decisões", concordou Marcelo Oliveira.

Em 2018, mesmo goleando adversários nos mata-matas, o Grêmio não foi campeão invicto. O último título estadual sem derrotas do clube foi obtido há 54 anos. Naquela temporada, 12 times jogaram em turno e returno. Em 22 partidas, foram 20 vitórias e dois empates.

De 1965 para cá, o Grêmio venceu o Campeonato Gaúcho em outras 20 ocasiões. O último jejum foi de oito temporadas e acabou sendo encerrado no ano passado, com duas goleadas em cima do Brasil de Pelotas na final.

A busca pela invencibilidade também é um novo teste aos jovens e reservas. De olho em melhora do time principal, o Grêmio decidiu escalar reservas contra o Pelotas. Renato Gaúcho ficará em Porto Alegre e a equipe será comandada pelo auxiliar Victor Hugo Signorelli.

FICHA TÉCNICA
PELOTAS X GRÊMIO

Data e hora: 20/03/2019 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Roger Goulart
Auxiliares: André da Silva Bitencourt e Tiago Augusto Kapes Diel

PELOTAS: Airton; Giménez, Dão, Felipe e Rômulo; Makelelê, Reinaldo Dutra, Germano; Léo Bahia, Jarro e Ogro
Técnico: Diego Gavilán

GRÊMIO: Brenno; Rafael Galhardo, Michel, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique, Montoya, Jean Pyerre e Pepê; Felipe Vizeu
Técnico: Victor Hugo Signorelli

Grêmio