Topo

O que ainda está em jogo no Cruzeiro em última partida da 1ª fase mineira

Bruno Haddad/Cruzeiro
Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

20/03/2019 12h00

Depois que viu o Atlético-MG vencer o clássico contra o América-MG no último domingo, o Cruzeiro ficou matematicamente fora da briga pela liderança do estadual, agora garantida com o maior rival. Restando ainda uma partida para o fim da primeira fase, o time celeste receberá a Caldense às 21h30 de hoje. Apesar da possibilidade de atuar com um time mesclado no Mineirão, o compromisso será importante para definir algumas questões, como uma disputa por uma vaga no time titular ou uma possível vantagem em um clássico na fase de mata-mata.

Com 22 pontos, o Cruzeiro pode igualar, mas não superar o Atlético-MG na tabela. Caso confirme o segundo lugar, a Raposa pegará Patrocinense, Tupynambás, Villa Nova, Tombense ou Guarani nas quartas. Se cair um degrau e for ultrapassado pelo América, o adversário nas quartas de final sairá entre Boa Esporte, Caldense, Patrocinense, Tupynambás, Villa Nova ou Tombense. De qualquer forma, o clube fará a partida única das quartas em casa.

Briga pela titularidade

A partida pode não ser das mais importantes para o Cruzeiro. Mas o compromisso pode ser uma nova oportunidade para Mano Menezes observar alguns postulantes no time titular. Pelo lado esquerdo, Rafinha deverá ganhar um descanso. Por isso, Marquinhos Gabriel, em alta, disputa uma vaga com David, considerado um dos favoritos para o setor. Caso opte em poupar Rodriguinho, Mano poderá até entrar com os dois jogadores juntos em campo.

Vantagem em possível clássico na semifinal

O Cruzeiro já não pode mais alcançar a liderança, mas ainda defende o segundo lugar na fase de grupos. Se mantiver o posto, isso significa que o time fará o segundo jogo em casa na semifinal que pode ser contra o rival América. Se ambos avançarem nas quartas de final que será jogada no final de semana, Raposa e Coelho se enfrentarão na fase seguinte.

Oportunidade para alguns reservas

Apesar da tendência de time misto, alguns jogadores reservas são cartas certas contra a Caldense e terão nova chance de mostrarem serviço. Na lateral, Dodô vai herdar a vaga de Egídio, suspenso. A mesma situação acontece na zaga, com Dedé. O substituto do defensor deverá ser Fabrício Bruno, que começou o ano como segundo reserva, mas parece ter ganhado a preferência do comandante em relação a Murilo.

Clube terá descanso maior para a Libertadores

É certo que os três clubes de Belo Horizonte irão jogar em casa. Ainda não oficializado pela Federação Mineira, mas o Cruzeiro jogará sábado no Mineirão, enquanto o Atlético utilizará o estádio no domingo e o América mandará seu compromisso no Independência. A opção por jogar no sábado dará ao Cruzeiro um dia a mais de descanso antes de entrar em campo de novo no meio de semana. Diferente dos rivais, a equipe vai jogar na data Fifa e receberá o Deportivo Lara no dia 27, em partida adiada pela Conmebol.

CRUZEIRO x CALDENSE

Motivo: 11ª rodada do Mineiro
Data/Hora: 20/03/2019, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marco Aurélio Ferreira
Assistentes: Ricardo Junio de Souza e Magno Arantes Lira

CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Fabrício Bruno, Léo e Dodô; Henrique, Lucas Romero (Ariel Cabral); Rodriguinho (David), Marquinhos Gabriel e Robinho; Fred. Técnico: Mano Menezes.

CALDENSE: Omar; Carlinhos, Renato Silveira, Rodolfo e Edu Pina; Renan, Romário e Felipe Baiano; Lorran, Judson e Salatiel. Técnico: Mauro Fernandes.