Topo

AFA compara Messi a Fangio, Piazzolla, Ginóbili e papa: "Planeta de gênios"

Do UOL, em São Paulo

21/03/2019 17h04

A Associação de Futebol Argentino (AFA) divulgou hoje um vídeo nas redes sociais para celebrar a volta de Lionel Messi à seleção. Convocado para os jogos contra Venezuela e Marrocos, respectivamente nos dias 22 e 26 de março, o jogador não defendia a Argentina desde a Copa do Mundo de 2018.

No vídeo, a AFA compara Messi a nove compatriotas de destaque nas áreas social, cultural e esportiva: Jorge Mario Bergoglio (o papa Francisco), Juan Manuel Fangio (dono de cinco títulos na Fórmula 1), Astor Piazzolla (compositor de tango), Manu Ginóbili (jogador do San Antonio Spurs na NBA entre 2002 e 2018), René Favaloro (cirurgião cardíaco morto em 2000, responsável pela primeira cirurgia de ponte de safena do mundo), Carlos Gardel (cantor de tango), Gabriela Sabatini (ex-tenista, vencedora do US Open de 1990), Jorge Luis Borges (poeta) e Benito Quinquela Martín (pintor).

Para "fechar a conta", a lista ainda inclui o Pagani Zonda, superesportivo fabricado pela italiana Pagani. O modelo se chamaria Fangio F1, mas a morte do ex-piloto em 1995 fez com que a fabricante desse ao carro o nome Zonda, em referência a uma corrente de ar que passa por cima da Argentina.

No vídeo da AFA, Messi reúne todas as principais qualidades de todos os dez citados. No encerramento, relembra um comentário recorrente a respeito do camisa 10, que seria de outro planeta.

"Fez a conta? São dez argentinos em um. E ainda há gente quem pensa que ele é de outro planeta? Pode ser. De um planeta de gênios chamado Argentina", diz o vídeo.

Confira o texto:

"Existe um argentino que tem a fé de Bergoglio e a velocidade de Fangio."

"Toca como Piazzolla, encesta como Ginóbili e te faz bater o coração como Favaloro."

"Que incrível, não?"

"Na área, ele é Gardel. Arremata como Sabatini. E se você der a ele dois metros, te deixa sem palavras como Borges."

"Ele voa com a bola no pé como um Pagani Zonda. E se te encara, te deixa pintado como Quinquela."

"Fez a conta? São dez argentinos em um. E ainda há gente quem pensa que ele é de outro planeta?"

"Pode ser. De um planeta de gênios chamado Argentina."