Topo

Como os grandes de SP chegam às quartas de final do Paulista

Do UOL, em São Paulo

21/03/2019 04h00

Final de primeira fase, foco nas quartas de final. O Campeonato Paulista agora entra em sua fase decisiva com a participação dos quatro principais clubes do estado - Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo -, além de Red Bull, Novorizontino, Ituano e Ferroviária. E mesmo com os grandes garantindo vaga, tal fato não significa um favoritismo claro, seja na opinião de torcedores ou especialista.

Com 27 pontos em 12 jogos, o Red Bull surpreendeu, carimbou a melhor campanha da fase de classificação, e enfrenta o Santos para mostrar que não é um mero coadjuvante. Corinthians x Ferroviária, Palmeiras x Novorizontino e Ituano x São Paulo completam as quartas. O Tricolor, aliás, surge como o time que menos empolga seus fãs.

O UOL Esporte separou opiniões de torcedores e dos bogueiros Menon e PVC para mostrar como os quatro grandes chegam à fase final do Paulistão.

Menon comenta: o que esperar de Corinthians e São Paulo na fase final do Paulistão

UOL Esporte

São Paulo encara pessimismo após quase ser eliminado

O empate em 1 a 1 contra o São Caetano deu ao São Paulo a classificação às quartas de final do Campeonato Paulista. Porém, a torcida do Tricolor Paulista não está nada satisfeita com o desempenho da equipe. Muito torcedores acreditam que o time não fará frente ao Ituano, adversário da próxima fase, e que será eliminado da competição. Além disso, há outros que preferiam ter ficado de fora do torneio, assim os dias sem "passar raiva" com o São Paulo seriam prolongados até o início do Campeonato Brasileiro. Entre os quatro principais times do Estado, a nuvem mais carregada certamente está sobre o Tricolor chega com a maior pressão ao mata-mata.

Corinthians chega confiante com sucesso de "Avelenda"

O Corinthians chega confiante para as quartas de final do Paulista. A fase é tão boa que até o jogador mais criticado da torcida no ano passado, Danilo Avelar, já é tratado como "lenda" pelos torcedores. O lateral garantiu, de cabeça, as duas últimas vitórias do Alvinegro na competição: 1 a 0 contra Ituano (ontem) e Oeste (domingo). A torcida encheu as redes sociais de pedidos de desculpas ao camisa 35 e até o Twitter oficial do Corinthians entrou na onda ao chamar o jogador de "Avelenda, mais um sucesso de público e crítica". Vale lembrar que Danilo Avelar ainda foi o responsável do gol da vitória do Corinthians no clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, na fase de grupos. São quatro gols do lateral no ano, três deles de cabeça.

PVC comenta: o que esperar de Palmeiras e Santos na fase final do Paulistão

UOL Esporte

Palmeiras no caminho certo, mas com ressalvas (ou cornetas)

A impressão dominante sobre o Palmeiras é de que o time pode jogar mais do que tem jogado, mas está no caminho certo e evoluindo. Dono da melhor defesa do Paulistão, com apenas cinco gols sofridos, o Alviverde pega o Novorizontino como favorito pelo tamanho e principalmente pelo elenco que tem, mesmo que ainda tenha ajustes a fazer. Só alguns jogadores destoam, e principalmente Lucas Lima encontra problemas para cair nas graças de uma torcida que é tradicionalmente crítica. No geral, no entanto, o sentimento é de que "chegou a hora" de levar o Estadual bem a sério

Santos vê otimismo por Sampaoli virar preocupação

Depois de encantar imprensa e torcida durante boa parte do Campeonato Paulista com seu futebol ofensivo e produtivo, o Santos do técnico Jorge Sampaoli vive talvez seu pior momento no ano. As duas goleadas sofridas na primeira fase, contra Ituano e Botafogo, são motivo de preocupação para torcedor e para o próprio comandante santista. Além da oscilação do time, os salários atrasados e o respeito pelo adversário da próxima fase transformaram o antigo otimismo em preocupação.