Topo

Fluminense

Flu encara decisão na Sul-Americana para evitar fracasso de "projeto Ganso"

Ganso comemora gol marcado pelo Fluminense no Maracanã: meia só na torcida hoje - Mailson Santana/Fluminense
Ganso comemora gol marcado pelo Fluminense no Maracanã: meia só na torcida hoje Imagem: Mailson Santana/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/03/2019 04h00

O Fluminense encara na noite de hoje o Antofagasta, às 19h15, no Estádio Regional Calvo y Bascuñan, com a missão de evitar uma eliminação ainda na primeira fase da Copa Sul-Americana, algo que seria desastroso para as pretensões do clube.

Após o 0 a 0 no Maracanã, o confronto ganhou um caráter de decisão antes inimaginável nas Laranjeiras. Caso o pior aconteça, o projeto do futebol do clube fica seriamente comprometido para o ano, inclusive no que diz respeito ao que foi imaginado com a contratação de Paulo Henrique Ganso.

Por conta do regulamento da Conmebol, o meia não pode ser inscrito para esta primeira etapa da competição. Em situação financeira delicada, o Flu apostou no camisa 10 não só como uma referência técnica para os torneios prioritários para o clube, com a Sul-Americana - a partir da próxima fase -, mas também como forma de puxar as receitas para cima, especialmente aquelas referentes à bilheteria.

Se o torneio continental virar um pesadelo, restará ao Flu apostar as suas fichas no jogador para as disputas da Copa do Brasil e do Brasileiro (além do Carioca). A visibilidade internacional do clube foi também um critério que foi posto sob a mesa quando o Flu decidiu investir cerca de R$ 22 milhões no contrato de sua principal referência.

"Entendo que o Fluminense tem como objetivo do ano a Sul-Americana, que escapou no ano passado. É quase como uma obrigação para eles passarem de fase. Para a gente, seria histórico. Todos sabem da qualidade do Ganso, mas ele não está inscrito. Pode atrapalhar algo no funcionamento do time (ausência do jogador), mas nada que o Fluminense vá lamentar muito", ponderou Gerardo Ameli, técnico da equipe chilena.

Além de avançar na competição internacional, o Tricolor entra em campo por um prêmio de 375 mil dólares (cerca de R$ 1,4 milhão), grana importante para ajudar no pagamentos da folha de fevereiro, que ainda não foi quitada com o elenco.

"Temos de jogar para ganhar e fazer gols. Vitória e empate com gols nos servem. Temos de buscar fazer os gols e jogar como sempre, procurando o ataque para marcarmos", receitou o goleiro Rodolfo.

O técnico Fernando Diniz quebra a cabeça para montar o miolo de zaga para o jogo de hoje. Sem Digão (lesionado) e Léo Santos (não inscrito), o treinador testou Frazan como parceiro de Matheus Ferraz. Paulo Ricardo é a outra opção disponível.

ANTOFAGASTA X FLUMINENSE

Local: Estádio Regional Calvo y Bascuñan, em Antofagasta (CHI)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e John Alexander Leon (COL)

Fluminense
Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Frazan (Paulo Ricardo), Caio Henrique; Airton, Bruno Silva, Daniel; Luciano, Everaldo e Yony González
Técnico: Fernando Diniz

Antofagasta
Hurtado, Fierro, Asta-Buruaga, Delfino e Peñailillo; Sandoval, Schultz, Collao, F. Flores e J. Flores; Figeroa
Técnico: Gerardo Ameli

Fluminense