Topo

Acostumado a servir, Egídio aprimora faltas para ter um 2019 mais goleador

Bruno Haddad/Cruzeiro
Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

23/03/2019 04h00

Quando chegou ao Cruzeiro pela primeira vez, ainda em 2013, Egídio já era conhecido dos tempos de Goiás como 'Rei das Assistências'. A fama se confirmou no time, e o lateral sempre esteve entre os maiores garçons da equipe. Mas a sensação de balançar as redes, embora tenha ocorrido poucas vezes, despertou no jogador a vontade de fazer mais gols. Na semana passada, ele abriu a porteira com uma cobrança de falta indefensável diante do Tupi. Agora Egídio quer aprimorar suas cobranças para fazer de 2019 uma temporada mais artilheira na equipe de Mano Menezes.

Apesar de ter começado o ano participando pouco das cobranças de falta do Cruzeiro, atualmente Egídio é quem mais treina o quesito na Toca da Raposa, ao lado de Robinho. Mas a concorrência não para por aí. Se a distância for muita e optarem pela força, Edilson vira o principal candidato. Além disso, quando Thiago Neves voltar ao time, ele também será outro postulante nas batidas mais colocadas, já que é ele o principal homem da bola parada no time.

Para fazer de 2019 seu ano mais goleador, Egídio não precisará de muito. Até aqui, o jogador tem apenas cinco gols com a camisa do Cruzeiro. Um nesta temporada, dois em 2013 e outros dois em 2014. Por outro lado, as cobranças de faltas representam suas melhores chances de balançar as redes. Três gols foram feitos dessa maneira: diante do Tupi, na semana passada, contra o Botafogo, no Brasileirão de 2014, e seu primeiro com a camisa celeste, diante do Villa Nova, em 2013.

"Deus vai nos abençoar e eu vou conseguir fazer mais gols. No ano passado eu não fiz nenhum, mas dei nove assistências, consegui ajudar bastante o time. Hoje eu já tenho um gol e uma assistência, espero que nesse ano seja tão bom ou até melhor que 2018", comentou o lateral.

Distribuição dos gols está mais democrática

Diferente de alguns anos anteriores, quando os gols do Cruzeiro foram concentrados em poucos atletas, os feitos estão mais espalhados em 2019. Dos 22 gols marcados na temporada até aqui, Fred é o único que se descolocou dos companheiros, marcando seis vezes. Depois do centroavante, oito atletas já balançaram as redes, e nenhum deles passou dos três gols até o momento. A origem dos gols também está bem equilibrada. Quatro deles surgiram dos cruzamentos, número máximo em um quesito. Os outros caminhos utilizados foram através das cobranças de falta, pênalti, lançamentos, contra-ataques e jogadas de bate-rebate.