Topo

Pior time do mundo? Ex-sensação turca tem -1 ponto depois de 26 rodadas

Kardemir Karabukspor, da Segunda Divisão turca, time que carrega a fama de "pior do mundo" - Reprodução
Kardemir Karabukspor, da Segunda Divisão turca, time que carrega a fama de "pior do mundo" Imagem: Reprodução

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, de São Paulo

23/03/2019 04h00

Imagine o seu clube largar na temporada com menos três pontos por causa de punição financeira e, depois de 26 rodadas, ainda se encontrar no negativo, carregando a lanterninha do campeonato com menos um ponto, após conquistar só dois empates. Seria o suficiente para credenciá-lo como pior time do mundo, não? Pois essa é a campanha do Kardemir Karabukspor na segunda divisão turca. Um desempenho que deixaria até mesmo o folclórico Íbis para trás.

E o pior é que, até pouco tempo atrás, a equipe que fica na região do Mar Negro era conhecida por roubar pontos dos gigantes do país, tendo surpreendido Galatasaray e Besiktas, inclusive.

Quase sempre assegurando um lugar tranquilo no meio da tabela, o Karabukspor viu o seu conto de fadas ruir no último ano, com o rebaixamento após somar 12 pontos ao longo da temporada e a dissolução de toda a sua diretoria. Era só o começo de uma grande crise.

Foi o que aconteceu após uma combinação que envolveu o gasto desenfreado com reforços no mercado, a disparada da folha salarial e, ao mesmo tempo, a fuga de patrocinadores que costumavam oferecer o respaldo para as suas loucuras financeiras. Como consequência, as dívidas e as cobranças se amontoaram em seu gabinete e agora se discute até mesmo o fim do clube.

Não é uma possibilidade a ser descartada.

Conforme o seu presidente Mehmet Yuksel, o clube turco precisa de R$ 350 mil por mês para manter a sua estrutura em funcionamento, sendo que a cifra seria toda quase toda direcionada para quitar as suas pendências. Em caso de novo rebaixamento, agora para a terceira divisão, o discurso é de que terão de fechar as suas portas e, assim, evitar seguir passando vergonha, como está acontecendo nesta temporada.

Em seu último compromisso pela segundona local, o Karabukspor foi presa fácil e acabou goleado por 4 a 0 pelo Altay antes da parada para os amistosos internacionais das seleções.

Os seus únicos dois pontos vieram em empates conquistados ainda em agosto e dezembro. Ao todo, nas outras 24 rodadas, perdeu 24 vezes, balançou as redes oito vezes, sofreu 83 gols e agora carrega um saldo de 75 negativos.

O novo descenso do time ainda não é matemático, mas dificilmente será evitado. Em último lugar com menos um ponto, o Karabukspor teria de protagonizar uma arrancada heroica para reverter a situação. Tudo porque o Afyonspor, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, tem 25 pontos somados atualmente.

Não resta dúvida de que os pernambucanos do Íbis têm no Karabukspor um concorrente de peso para brigar pelo posto de pior time do mundo.