Topo

Que tipo de desafio a seleção do Panamá pode trazer ao Brasil?

Jogadores do Panamá se ajoelham depois da derrota para a Inglaterra na Copa - AFP PHOTO / Johannes EISELE
Jogadores do Panamá se ajoelham depois da derrota para a Inglaterra na Copa Imagem: AFP PHOTO / Johannes EISELE

Danilo Lavieri

Do UOL, no Porto (Portugal)

23/03/2019 04h00

O Brasil enfrenta hoje, no Porto (Portugal), às 14h (de Brasília), o Panamá. No modesto 76º lugar do ranking da Fifa, o país estreou na Copa do Mundo do ano passado e foi eliminada na 1ª fase tomando de seis da Inglaterra, três da Bélgica e sofreu a virada da Tunísia em jogo que teve 30% da posse de bola. Que tipo de desafio uma equipe dessa pode propor aos comandados de Tite.

A justificativa para marcar encontros com países mais fracos é a falta de agenda dos europeus fortes, que estão na disputa das Eliminatórias da Eurocopa. Na análise da comissão do Brasil, o ponto principal dos panamenhos é a vontade de atacar, apesar das limitações técnicas. Usando o chamado "jogo apoiado", a equipe tem dois atletas que chamaram mais a atenção de Tite e seus companheiros.

A provável escalação da seleção brasileira será a seguinte: Ederson; Fagner, Marquinhos, Miranda e Alex Telles; Casemiro; Coutinho, Arthur, Paquetá e Richarlison; Roberto Firmino.

O jogo apoiado e ofensivo

No relatório feito pela equipe de Tite, um ponto destacado é a vocação ofensiva do Panamá. Apesar da limitação técnica, os observadores da seleção brasileira se impressionaram com a busca pelo gol usando diversos itens que se resumem ao jogo apoiado. Os panamenhos tentam atacar em bloco, com troca de passes e triangulações que dificultam a marcação em linha dos adversários, com jogadores rápidos do meio para frente, mas quando olharam para a defesa...

Defesa é o ponto fraco

Também nos olhos dos homens de Tite, o Panamá tem alguns problemas defensivos. A defesa tentará marcar em linha baixa, mas mostra vários pontos de desorganização, especialmente na hora de se recompor. Também chamou a atenção que os zagueiros são lentos e chegam atrasados em determinadas jogadas.

Dúvida na formação

A constante troca de comando no Panamá deixou a seleção brasileira com a dúvida sobre como será a formação. Na última Copa do Mundo, a seleção entrou em campo no 4-1-4-1, enquanto que nos amistosos a formação apresentada foi o 4-4-2. Não à toa, nos minutos em que a imprensa pôde acompanhar aos trabalhos de perto, Sylvinho ensaiou as reações de sua equipe das duas formas. A imprensa panamenha, por sua vez, especula um 5-4-1.

Olho neles: José Rodriguez e Aníbal Godoy

Dois atletas chamaram mais a atenção da comissão técnica. O primeiro é Aníbal Godoy: ele é canhoto, atua como volante e é o capitão da seleção e uma das referências de sua equipe, o San José Earthquakes. Firme na marcação, ele também tem qualidades na saída de jogo. Um pouco mais à frente, atuando aberto pela direita do meio para frente, está José Rodriguez, que também é canhoto e tem a sua velocidade como o ponto forte.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X PANAMÁ


Data: 23 de março de 2019, sábado
Horário: 14h (de Brasília)
Local: Estádio do Dragão (Porto, Portugal)
Árbitro: João Pinheiro (Portugal)
Assistentes: Bruno Rodrigues e Álvaro Mesquita (ambos de Portugal)

BRASIL: Éderson; Fagner, Miranda, Éder Militão e Alex Telles; Casemiro; Coutinho, Paquetá, Arthur e Richarlison; Roberto Firmino
Técnico: Tite

PANAMÁ: Mejias; Murillo, Fidel Escobar, Machado, Cummings e Erick Davis; Anibal Godoy, Armando Cooper, José Luis Rorigues e Alberto Quintero; Gabriel Torres
Técnico: Julio César Dely Valdés