Topo

Mano Menezes destaca longevidade por encaixe rápido do Cruzeiro

Vinnicius Silva/Cruzeiro
Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

24/03/2019 04h00

O técnico Mano Menezes ficou muito satisfeito com o desempenho do Cruzeiro no Mineirão. Depois da vitória por 5 a 0 contra o Patrocinense, a equipe garantiu sua vaga na semifinal do Campeonato Mineiro, e agora aguarda os outros jogos da chave para descobrir seu novo adversário. Em sua entrevista após o jogo, o treinador elogiou muito o entendimento que os jogadores tiveram da partida, assim como a produção eficiente do ataque, que já foi bastante questionado por criar muito e marcar poucos gols. Além disso, ele defendeu o longo tempo no cargo para conseguir entrosar a equipe rapidamente com os novos contratados.

"Estamos muito contentes com o que produzimos e com o placar que conseguimos fazer. Não é muito comum esse placar em uma fase como a de quartas de final. Feliz com o comportamento dos jogadores, com o entendimento do jogo que estava sendo jogado. São coisas que mostram um comportamento de uma equipe vencedora. Chega na hora de uma decisão, a equipe precisa mostrar sua cara do jeito que o Cruzeiro mostrou hoje", iniciou.

A partida do Cruzeiro no Mineirão foi praticamente impecável. Primeiro porque o time envolveu completamente o Patrocinense desde os minutos iniciais. Prova disso foi o gol de Fred marcado logo aos sete minutos. Além disso, o clube não deixou de atacar hora alguma, mostrando ainda ótimas tramas ofensivas entre seus jogadores. Defensivamente, Fábio praticamente não teve trabalho algum.

"O jogo é jogado por duas equipes e o que uma faz interfere na outra. O Patrocinense saiu com uma linha de cinco atrás, três centrais e dois laterais para fechar nossos espaços. Mas nós tivemos competência para trabalhar bem a bola, nos preparamos para essa possibilidade também. Fizemos um gol cedo, que também é importantíssimo para você fazer um placar dilatado como conseguimos fazer. Se demorássemos um pouco mais, talvez eles ganhassem mais confiança. Mas o jogo é jogado dessa maneira. Os méritos do nosso lado foram que os jogadores que souberam entender bem a partida e fazer muito bem nossa parte", acrescentou.

Dos cinco gols marcados, quatro foram anotados por jogadores que chegaram ao clube há menos de três meses. Donos de dois gols, cada, Marquinhos Gabriel e Rodriguinho confirmaram a boa fase o rápido entrosamento com os novos companheiros. Para Mano, a base mantida no time e o trabalho a longo prazo do treinador ajudam e facilitam o encaixe rápido da equipe, independente dos jogadores em campo.

"Um trabalho a longo prazo nos traz a vantagem de fazer com que qualquer atleta se encaixe rapidamente ao clube. Temos uma base que se mantém durante todo esse tempo que estou aqui, e essa base sustenta a chegada de novos jogadores. Aqueles que chegam não sentem tantas dificuldades para se entrosarem, e quando buscamos novas peças, sabemos as características que precisamos e procuramos aqueles que podem se encaixar melhor ao grupo", encerrou.