Topo

Tottenham recebe primeiro jogo em estádio que custou R$ 3 bilhões

Inauguração de estádio do Tottenham foi em partida contra o Southampton na categoria sub-18 - Paul Childs/Action Images via Reuters
Inauguração de estádio do Tottenham foi em partida contra o Southampton na categoria sub-18 Imagem: Paul Childs/Action Images via Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/03/2019 15h12

Em fase de construção desde 2015, o novo estádio do Tottenham recebeu hoje seu primeiro jogo. A vitória por 3 a 1 do time da casa contra o Southampton foi pela categoria sub-18 e funcionou como um evento-teste para o Tottenham Hotspur Stadium, que terá capacidade para mais de 60 mil pessoas, mas recebeu neste domingo 29 mil torcedores. Estão previstos outros testes da estrutura interna e logística antes da realização de um jogo oficial pelo Campeonato Inglês no dia 3 de abril.

LEIA MAIS

Será o terceiro maior estádio da Premier League, com capacidade inferior somente a Old Trafford, do Manchester United, e o London Stadium, do West Ham. A previsão de inauguração era em setembro do ano passado, mas questões de segurança alteraram o prazo. O estádio foi construído ao lado do White Hart Lane, estádio antigo do Tottenham, que vinha mandando jogos em Wembley, e teve custo de cerca de 630 milhões de libras (R$ 3 bilhões, aproximadamente) até agora.

O jovem atacante J'Neil Bennett, de 17 anos, marcou o primeiro gol da história do Tottenham Hotspur Stadium. O técnico do time principal, Mauricio Pochettino, compareceu à partida dos garotos e mostrou ansiedade para dirigir a equipe na nova casa: "Meu sentimento é inacreditável. É muito difícil explicar em poucas palavras. Nós todos temos o mesmo sentimento, de animação. Acho que eu sinto o mesmo do que no último dia em White Hart Lane. Nós choramos e agora no primeiro dia do estádio novo sentimos a mesma emoção. Nosso sonho virou realidade."

O plano de Pochettino é atuar no Tottenham Hotspur Stadium no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, em 9 de abril, contra o Manchester City. Antes disso haverá uma partida de lendas do Tottenham contra lendas da Inter de Milão no dia 30 deste mês. Se tudo correr bem a estreia oficial pode ser em 3 de abril, contra o Crystal Palace.

O valor elevado na construção do novo estádio foi divulgado pelo clube inglês em outubro do ano passado e envolve não só o campo de jogo em si, mas um espaço de eventos, centro de treinamento, estrutura para receber jogos de futebol americano e até hotel.

Estádio do Tottenham 1 - David Klein/Reuters - David Klein/Reuters
Imagem: David Klein/Reuters

Estádio do Tottenham 2 - Paul Childs/Reuters - Paul Childs/Reuters
Imagem: Paul Childs/Reuters

Estádio do Tottenham 3 - David Klein/Reuters - David Klein/Reuters
Imagem: David Klein/Reuters

Estádio do Tottenham 4 - David Klein/Reuters - David Klein/Reuters
Imagem: David Klein/Reuters