Topo

Botafogo

Histórico após quedas no Carioca liga alerta no Bota por rebaixamento no BR

Diego Souza, na partida Americano x Botafogo pela Taça Rio - Campeonato Carioca 2019 - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Diego Souza, na partida Americano x Botafogo pela Taça Rio - Campeonato Carioca 2019 Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Do UOL, em São Paulo

25/03/2019 04h00

Atual campeão carioca, o Botafogo está eliminado do Estadual neste ano. Ontem, a equipe do técnico Zé Ricardo empatou com o Americano-RJ por 2 a 2 e deu adeus ao campeonato, terminando na quarta colocação do Grupo C da Taça Rio, sem avançar à semifinal. A última vez em que o Botafogo não avançou à fase final do Carioca foi em 2014, ano que todo botafoguense prefere esquecer - terminando com o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Por isso, o alerta está ligado em General Severiano.

Na época, a única forma de se classificar à semifinal era se garantindo entre os quatro primeiros times da Taça Guanabara. O Botafogo, com campanha muito inconstante, terminou na nona colocação, atrás de times como Fribuguense (6º) e Nova Iguaçu (8º). Sob o comando de Eduardo Hungaro, o Botafogo dava início a um ano tenebroso.

Por disputar a Copa Libertadores, o Alvinegro deixou o Campeonato Carioca de lado e realizou partidas importantes com jogadores reservas, como o clássico contra o Flamengo, na 13ª rodada, em que foi derrotado por 2 a 0. Apesar de priorizar a competição Internacional, o Botafogo foi eliminado da Libertadores ainda na fase de grupos, após segurar a lanterna do Grupo 2.

O ano de 2014, que começou com a esperança de títulos e o retorno à Libertadores após 18 anos, encaminhou-se para uma temporada de derrotas. Na Copa do Brasil, eliminação nas quartas de final para o Santos, com derrota nos dois jogos - na volta, em São Paulo, goleada por 5 a 0.

A quarta colocação no Campeonato Brasileiro de 2013 deixou a torcida botafoguense animada com uma possível briga pelo título do campeonato nacional em 2014. No entanto, as eliminações na temporada e a troca de treinador - Vagner Mancini assumiu em abril - acenderam o alerta no segundo turno do Brasileirão. Com apenas nove vitórias e 22 derrotas - o time que mais foi derrotado no Brasileirão -, o Botafogo amargou a penúltima colocação e foi rebaixado à Série B.

Neste ano, com a estreia no Brasileirão marcada para o dia 28 de abril, a equipe de Zé Ricardo irá focar suas atenções nas copas. O Botafogo enfrenta o Juventude, na quinta-feira (4), na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Os cariocas também seguem vivos na Copa Sul-Americana. Após eliminar o Defensa y Justicia com vitória nos dois jogos, o Botafogo aguarda para conhecer o rival da segunda fase da competição internacional.

Eliminação e rebaixamento também em 2002

O primeiro rebaixamento do Botafogo no Campeonato Brasileiro, em 2002, também teve relação com uma má campanha no Campeonato Carioca. Na época, o Alvinegro não se classificou à fase final do torneio, disputado por Americano, Friburguense, Fluminense e Bangu - o Botafogo participou do "boicote" dos grandes cariocas, que jogaram a maioria do torneio com times reserva. O clube se despediu do Estadual na sétima colocação.

A situação crítica do Botafogo só se alastrou durante a temporada. Na disputa do enxuto Campeonato Brasileiro com 26 times, o clube carioca foi o lanterna, com apenas 25 pontos somados em 25 jogos.

Botafogo