Topo

Árbitras da Copa feminina defendem bandeirinha vítima de machismo na Itália

Divulgação/Fifa
Imagem: Divulgação/Fifa

Do UOL, em São Paulo

26/03/2019 16h45

As árbitras que trabalharão na Copa do Mundo feminina deste ano emitiram um comunicado defendendo a bandeirinha Annalisa Moccia, vítima de um comentário machista do narrador Sergio Vessicchio, durante uma partida das ligas menores do futebol italiano. Na ocasião, ele disse ser "um desgosto" ter uma bandeirinha trabalhando em um jogo desse porte.

No Twitter oficial da Fifa, algumas das árbitras posaram junto com duas placas: "orgulho de ser árbitra" e "estamos com Annalisa".

Os comentários de Vessicchio aconteceram durante a partida entre Sant'Agnello e Agropoli. O jornalista trabalha na emissora italiana "Canale Cinque TV".

"É um desgosto ver mulheres que se tornam árbitras em um campeonato no qual os clubes investem centenas de milhares de euros. É uma piada a Federação (de Futebol Italiana) permitir algo assim, algo inapresentável em um campo de futebol", disse ele na ocasião.

Por causa da declaração, Vessicchio teve seu registro de jornalista cassado pela Ordem dos Jornalistas da Itália (órgão que representa os jornalistas no país europeu).

O caso já está sendo investigado pelo Departamento para a Igualdade de Oportunidades do Conselho de Ministros Italiano. A Comissão de Arbitragem Italiana informou que tomará medidas jurídicas para defender "a imagem" das árbitras.

Com informações da Agência EFE