Topo

Botafogo

Com dois jogos em 30 dias, Botafogo tenta arrumar a casa antes do BR

Siga o UOL Esporte no

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/03/2019 04h00

O Botafogo foi eliminado da Taça Rio e do Campeonato Carioca. No momento, o time tem apenas os jogos da Copa do Brasil contra o Juventude nos próximos 30 dias, quando terá início o principal torneio da temporada: o Campeonato Brasileiro. O Alvinegro precisa e usará o período para arrumar a casa e voltar aos trilhos.

Até o momento clube de General Severiano mostrou duas caras na atual temporada. Uma, bem feia, deu o tom na pífia participação no Campeonato Carioca - fora das semifinais de Taça Guanabara, Taça Rio e a vergonhosa 8ª colocação na classificação geral entre 12 clubes.

O outro lado apareceu nas disputas de competições eliminatórias. Foram quatro jogos, dois pela Copa do Brasil e dois pela Copa Sul-Americana, e 100% de aproveitamento. Despachou a sensação do Campeonato Argentino, o Defensa y Justicia, que luta ponto a ponto com o Racing pelo título do país.

O técnico Zé Ricardo explicou o momento atravessado pelo clube. A orientação da diretoria era por foco total nas competições eliminatórias, mesmo que o Carioca fosse deixado de lado em determinado momento. Mesmo assim, o treinador explica que a situação não serve como justificativa para um desempenho tão ruim no Estadual. Há a necessidade de consertar erros já identificados pela comissão técnica.

"É uma responsabilidade nossa não estar nessas semifinais, mas o futebol tem essas surpresas. Iniciamos um planejamento focados nas três competições. Tínhamos que dar atenção maior às duas copas, conseguimos nosso objetivo, mas não justifica não termos chegado à fase decisiva do Campeonato Carioca. A gente fica triste, mas temos que continuar trabalhando, aproveitar esses dias que teremos para corrigir nossos erros e receber o Juventude no dia 4 com melhor performance", disse o treinador do Botafogo.

Os problemas

A defesa talvez seja hoje o principal problema a ser resolvido. Após a saída de Carli, que passou por cirurgia no joelho, o Botafogo viu Marcelo assumir a posição. O jovem defensor tem tido boas apresentações, mas a defesa de maneira geral tem sofrido. Para se ter uma ideia, o Alvinegro levou pelo menos um gol nos últimos cinco jogos.

O último jogo em que o Botafogo passou ileso foi justamente na Copa do Brasil contra o Cuiabá. O time venceu com tranquilidade por 3 a 0. Na ausência do argentino a equipe tem sofrido gols com mais facilidade. Além da qualidade, Carli tem a seu favor também a liderança dentro de campo, o que ajuda o trabalho de Zé Ricardo.

Não é só a defesa que precisa de uma atenção do treinador. O meio de campo ainda não encaixou com as peças que Zé Ricardo tem tentado. Cícero mostrou qualidade, mas também não ter a pegada necessária para jogar de primeiro volante. Outro problema é na armação das jogadas. Leo Valência tem ficado mais no departamento médico do que em campo, e Ferrareis parece dar indícios de que pode ficar com a vaga.

No ataque, Kieza finalmente perdeu a vaga para Diego Souza. O novo centroavante se mostrou decisivo nos seus dois primeiros jogos com um gol e uma assistência. O desempenho do time, no entanto, tem afetado seu rendimento neste primeiro momento. O próprio camisa 7 parece querer mais do que fez até agora.

O Botafogo volta a campo no dia 4, quando receberá o Juventude-RS no primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil. O jogo de volta, em Caxias do Sul ocorrerá no dia 11, no Alfredo Jaconi.

Botafogo