Topo

O que vai acontecer no Paulistão 2020 com a união de Red Bull e Bragantino

União entre Red Bull e Bragantino fará três times subirem na A-2 do Paulista - Rafael Moreira/CA Bragantino
União entre Red Bull e Bragantino fará três times subirem na A-2 do Paulista Imagem: Rafael Moreira/CA Bragantino

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

28/03/2019 04h00

Na última terça-feira (26), o Bragantino anunciou que o Red Bull assumirá o clube de Bragança Paulista a partir de abril, o que permitirá ao time de ainda 11 anos de história já disputar uma Série B nesta temporada e ficar mais perto da tão sonhada elite, grande objetivo da empresa austríaca que já reúne outras três equipes espalhadas pelo mundo - Áustria (Red Bull Salzburg), Alemanha (RB Leipzig) e Estados Unidos (Nova York Red Bulls). Mas e a formação do próximo Campeonato Paulista, como fica?

A junção de Red Bull Brasil e Bragantino - formando o RB Bragantino - abrirá uma vaga para a elite do futebol paulista em 2020, que será ocupada pelo terceiro melhor colocado da Série A-2 do Paulista 2019. Portanto, ao invés de dois times subirem da segunda divisão para a primeira neste ano, serão três. Os rebaixados (São Bento e São Caetano) seguem os mesmos.

O primeiro parágrafo do art. 9 do regulamento da Série A-2 do Campeonato Paulista deixa a situação bem clara: "Em caso de não participação de algum Clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional - Primeira Divisão - Série A1 de 2020, terá também acesso o Clube que obtiver a 3ª melhor campanha no Campeonato Paulista de Futebol Profissional - Primeira Divisão - Série A2 de 2019, dentre os que disputaram a fase semifinal".

A Segundona do Paulistão ainda está em disputa. A 15ª e última rodada da primeira fase será realizada neste sábado (30), com seis times já classificados para as quartas de final: Água Santa, Rio Claro, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Juventus e Inter de Limeira.

Como terceiro colocado será definido

De acordo com o regulamento, o terceiro colocado da Série A-2 será definido através da soma de pontos ao longo da competição, incluindo primeira fase e as fases de mata-mata. Ou seja, ficará com a terceira vaga para o Campeonato Paulista de 2020 o time de maior pontuação acumulada entre os semifinalistas.

Siga o UOL Esporte no