Topo

Manchester City vence vice-lanterna e reassume liderança do Inglês

Jogadores do Manchester City comemoram gol contra o Fulham - DAVID KLEIN/REUTERS
Jogadores do Manchester City comemoram gol contra o Fulham Imagem: DAVID KLEIN/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

30/03/2019 11h21

O Manchester City colocou pressão mais uma vez no Liverpool na briga pela liderança do Campeonato Inglês. Na manhã de hoje (30), o time comandado por Pep Guardiola venceu o Fulham por 2 a 0 no Craven Cottage, em Londres, e retomou a primeira posição na tabela com um ponto de vantagem para o rival, que enfrenta o Tottenham na sequência da 32ª rodada.

A partida foi um retrato das duas equipes na competição: um organizado City não deu chances para o quase rebaixado Fulham -- a equipe precisou de menos de cinco minutos para se impor e abrir o placar com Bernardo Silva no erro do adversário. Os visitantes voltariam a se aproveitar de uma falha individual dos donos da casa e ampliaram com Aguero ainda no primeiro tempo. A vantagem assegurada antes do intervalo foi suficiente para garantir o triunfo ao time de Manchester.

Com o resultado, o City reassumiu a liderança com 77 pontos -- um a mais que o Liverpool. Vale ressaltar que, ao término da rodada, o time de Manchester terá um jogo a menos que o concorrente direto pelo título. Já o Fulham é o penúltimo colocado com apenas 17 pontos.

O Manchester City volta a campo na próxima quarta-feira (3) contra o Cardiff City, no Etihad Stadium. Um dia antes, o Fulham visita o Watford no Vicarage Road.

O melhor: Bernardo Silva

Autor do gol que abriu caminho para a vitória, Bernardo Silva teve atuação consistente diante do frágil Fulham. O português ainda apareceu com outra participação decisiva ao dar a assistência para Aguero ampliar a conta. Mesmo quando o City diminuiu o ritmo na segunda etapa, o meia seguiu como o mais participativo em campo.

Os piores: Fosu-Mensah e Bryan

Se a tarefa do Fulham já era difícil, ficou ainda mais complicada quando Fosu-Mensah perdeu a bola no campo de defesa e deu origem ao primeiro gol do City na partida. O lateral Bryan também foi destaque negativo ao protagonizar um dos lances mais bizarros do confronto. Ele errou ao tentar recuar uma bola e acabou iniciando a jogada que acabaria com o segundo gol da equipe de Manchester.

City aproveita falhas e abre vantagem

O City levou um confortável placar de 2 a 0 para o intervalo. Como se não bastasse a ampla superioridade do time comandado por Guardiola, o Manchester ainda contou com falhas individuais do Fulham para abrir vantagem. A primeira delas aconteceu com menos de cinco minutos. Fosu-Mensah vacilou na saída da defesa e deu a bola para o adversário. Aguero recebeu de De Bruyne e acionou Bernardo Silva, que ajeitou e bateu forte para abrir a conta.

Aos 26 minutos, mais uma bobeira do Fulham na defesa. Bryan deu um passe bizarro para trás e entregou para Bernardo Silva. O português retribuiu a assistência de Aguero e serviu o argentino, que chutou cruzado e ampliou.

Olé do Fulham?

Diante da situação complicadíssima do Fulham, a torcida do Fulham decidiu levar na brincadeira. Ainda aos 15 minutos do primeiro tempo, os torcedores começaram a gritar "Olé" em um dos raros momentos que a equipe conseguiu emplacar uma sequência de passes. O time da casa teve bastante dificuldade diante de um organizado City e demorou para conseguir passar do meio de campo.

No segundo tempo, porém, os torcedores falaram sério e protestaram contra o preço dos ingressos nos jogos do Fulham. A manifestação aconteceu no minuto 55, em referência ao valor cobrado pelo clube para as entradas (entre 45 e 55 libras).

Ederson trabalha pouco e vira espectador

Ederson na partida City x Fulham - DAVID KLEIN/REUTERS - DAVID KLEIN/REUTERS
Imagem: DAVID KLEIN/REUTERS
Único brasileiro entre os titulares do City, Ederson teve vida tranquila neste sábado. O goleiro quase não foi exigido ao longo do confronto e participou praticamente como um espectador de luxo no confronto. Ele só foi atuar efetivamente na partida aos 32 minutos do primeiro tempo, quando se esticou para cortar um chute cruzado de Sessegnon em direção a Babel.

No segundo tempo, os brasileiros Gabriel Jesus e Fernandinho também ganharam minutos em campo. Danilo ficou como opção no banco de reservas e não fui utilizado por Guardiola.

Manchester diminui o ritmo e Aguero preocupa

Com a vitória encaminhada ainda no primeiro tempo, o Manchester City tirou o pé na segunda etapa. O time visitante diminuiu o ritmo na volta do intervalo e se limitou a controlar o resultado sem pressionar. A melhor chance criada aconteceu aos 34 minutos, quando Walker trocou passes com Sterling e acertou o travessão.

A única coisa que não estava no roteiro imaginado por Guardiola era uma preocupação com o atacante Sergio Aguero. O argentino deixou o campo aos 11 minutos aparentando um desconforto da coxa.

Manifestação contra o racismo

Antes de a bola rolar, a partida contou com uma manifestação contra o racismo. Uma faixa com a frase "No room for racismo" (Não há lugar para o racismo, em tradução do inglês) foi exibida no momento que os jogadores estavam perfilados.

Vale lembrar que a seleção inglesa foi alvo de insultos racistas de parte da torcida de Montenegro, na última segunda-feira (25), em confronto válido pelas Eliminatórias da Eurocopa. A Uefa abriu um processo disciplinar para analisar o caso.