Topo

Chelsea bate o Cardiff com virada no fim e segue na briga pelo G4 do Inglês

Chelsea comemora virada no fim do jogo contra o Cardiff City - RUSSELL CHEYNE/REUTERS
Chelsea comemora virada no fim do jogo contra o Cardiff City Imagem: RUSSELL CHEYNE/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

31/03/2019 11h59

O Chelsea sofreu, mas conseguiu um resultado importante para seguir na briga pelo G-4 do Campeonato Inglês. Na manhã de hoje (31), o time comandado por Maurizio Sarri venceu o Cardiff City por 2 a 1, no País de Gales, e se mantém próximo do pelotão que disputa vaga nas próximas edições das competições europeias. Os visitantes saíram atrás no placar, mas conseguiram a virada aos 45 minutos do segundo tempo de um jogo marcado por erro decisivo da arbitragem.

Com o resultado, o Chelsea segue na sexta colocação, mas chega a 60 pontos -- um a menos que o Manchester United e o mesmo que o Arsenal (quarto e quinto colocados, respectivamente). O Arsenal ainda entra em campo na sequência da 32ª rodada. Na parte de baixo da tabela, o Cardiff ficou nos 28 pontos e está a cinco do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Willian em ação contra o Cardiff - MATTHEW CHILDS/Action Images via Reuters - MATTHEW CHILDS/Action Images via Reuters
Imagem: MATTHEW CHILDS/Action Images via Reuters

Os dois times entraram em campo pressionados por objetivos distintos. Após dois tropeços (empate com o Wolverhampton e derrota contra o Everton), o Chelsea precisava da vitória para não se distanciar da briga por uma vaga na próxima Champions League. O Cardiff, por sua vez, luta para evitar o rebaixamento. Melhor para o time visitante, que insistiu até o fim para conseguir o triunfo.

Apesar da necessidade, o jogo começou com pouca inspiração de ambos os lados. O técnico Maurizio Sarri, que optou por deixar o meia Eden Hazard e o volante N'Golo Kanté no banco de reservas, viu a equipe dominar a posse de bola, mas ameaçar pouco ao longo do primeiro tempo. O Cardiff, com uma proposta conservadora, também não conseguiu tirar o zero do placar antes do intervalo.

Se faltou chances na etapa inicial, o segundo tempo teve ritmo diferente. Logo no primeiro minuto, o Cardiff mudou o cenário e abriu o placar com Víctor Camarasa. O espanhol aproveitou cruzamento da direita e completou com um belo chute. O gol obrigou o Chelsea a mudar a postura. O brasileiro Willian, titular neste domingo, chegou a ameaçar com chutes da entrada da área, mas foi só aos 39 minutos que Azpilicueta -- em posição irregular -- conseguiu empatar. Vale lembrar que o Campeonato Inglês não conta com uso do árbitro de vídeo. Aos 45, Ruben Loftus-Cheek garantiu a virada após completar uma assistência de Willian.

Agora, o Chelsea precisa torcer contra o Arsenal diante do Newcastle, amanhã (1º), para não ver novamente aumentar a distância para um concorrente direto na briga por uma vaga nas competições europeias.

O Chelsea volta a campo na próxima quarta-feira (3) contra o Brighton, no Stamford Bridge, em jogo atrasado da 27ª rodada. No mesmo dia, o Cardiff visita o Manchester City pela 33ª rodada da competição.