Topo

Pedro volta aos gramados após 8 meses: "maior vitória da minha vida"

Pedro volta a treinar com elenco do Fluminense - Lucas Merçon/FFC
Pedro volta a treinar com elenco do Fluminense Imagem: Lucas Merçon/FFC

Do UOL, em São Paulo

31/03/2019 12h52

Grande destaque do Campeonato Brasileiro do ano passado, Pedro comemora a volta aos treinos com o Fluminense. "Tá chegando a maior vitória da minha vida", disse durante entrevista ao Esporte Espetacular, programa da Rede Globo que acompanhou a recuperação a qual foi submetido.

A lesão ocorreu em seu melhor momento. Faltava uma semana para se apresentar à seleção brasileira e uma transferência para o Real Madrid estava engatilhada. Era agosto do ano passado e ele saiu cabisbaixo de campo ao sofrer um estiramento do ligamento cruzado anterior do joelho direito em partida contra o Cruzeiro no Mineirão. Foram oito meses de tratamento até o retorno aos treinamentos, ocorrido ontem (30/03).

O atacante chorou ao fazer uma avaliação deste período "Gratificante que todo esforço valeu a pena", disse o jogador antes de ser interrompido pelas lágrimas.

No primeiro momento, a equipe médica optou por um trabalho convencional, mas não houve jeito. A cirurgia era necessária e foi realizada em 21 de setembro. Foi colocado um enxerto e corrigido o deslocamento do ligamento. A recuperação envolveu quatro fases.

Pedro sai de campo cabisbaixo - Pedro Vale/AGIF - Pedro Vale/AGIF
Imagem: Pedro Vale/AGIF

O sinal de que a primeira etapa ia bem surgiu na consulta de retorno, ocorrida 15 dias depois da cirurgia. O médico constatou que a cicatriz da cirurgia estava seca e não havia indícios de complicação. Pedro apareceu de muletas. A fisioterapia começou em casa e o objetivo era conseguir voltar a dobrar e a esticar a perna.

No final de outubro, Pedro voltou ao CT do Fluminense pela primeira vez e ainda usava muletas. Começava a etapa mais dolorosa da recuperação. Ele dividia a sala com outros jogadores que gemiam de dor pelos movimentos que eram obrigados a fazer para recuperar flexibilidade.

A fase 2 focou em recuperar a força da perna direita. Ela estava 3 centímetros mais fina que a esquerda. O atleta havia perdido 4,3 quilos, mas manteve o percentual de gordura. Houve grande evolução e o atacante fazia musculação em todos os aparelhos ao final da etapa.

A terceira fase era para recuperar a memória muscular e reaprender os movimentos do futebol. Esta fase incluiu o reencontro com a bola, ocorrido em 7 de janeiro. "Ter esse reencontro é emocionante", afirmou Pedro ao Esporte Espetacular.

Antes de passar de fase, o jogador fez testes de força e equilíbrio e os resultados foram bons. A última etapa começou em março e acabou após uma ressonância na sexta-feira. Desde ontem, Pedro treina com os companheiros de Fluminense. Ele trabalha para recuperar espaço na seleção e o interesse dos maiores clubes do mundo todo.