Topo

Como gol de Messi gerou briga estilo "Casos de Família" na mídia espanhola

Lionel Messi comemora gol do Barcelona contra o Lyon - Susana Vera/Reuters
Lionel Messi comemora gol do Barcelona contra o Lyon Imagem: Susana Vera/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/04/2019 11h53

Lionel Messi foi decisivo mais uma vez. O astro argentino marcou duas vezes sobre o Espanyol e deixou o Barcelona ainda mais perto do título do Campeonato Espanhol. Só que o primeiro gol do camisa 10 do clube catalão foi responsável por uma polêmica no maior estilo "Casos de Família" na imprensa espanhola, e, hoje (01), não se fala e outra coisas nos principais jornais da Espanha.

O caso

Gol Messi  - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução

Tudo começou com essa imagem. Messi partiu para a cobrança de falta, bateu com categoria, Víctor Sánchez ainda tentou tirar, mas o final todo mundo está cansado de saber qual foi. Só que ninguém imaginava que isso daria início a uma bela briga na imprensa espanhola.

A visão de Madri

Súmula Marca  - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução

O "Marca", jornal de Madri, marcou o gol de Messi como se fosse contra de Víctor Sánchez. Até aí tudo bem, foi apenas um engano fácil de corrigir, certo? Nada disso!

A irritação dos catalães

Mundo Deportivo  - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução

O "Mundo Deportivo", principal jornal de Barcelona, não ficou muito contente com o caso. O periódico catalão questionou a decisão, uma vez que Messi lidera a disputa pela "Chuteira de Ouro", prêmio dado ao artilheiro das grandes ligas da Europa. De acordo com o levantamento do "Mundo Deportivo", o argentino tem 30 tentos anotados contra 26 de Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain. Caso o gol de falta fosse dado a Messi pelo "Marca", ele teria balançado as redes 31 vezes.

Mas qual é a culpa do Marca?

Lionel Messi em ação pelo Barcelona contra o Levante - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

O jornal de Madri é o representante da Espanha na European Sports Media (ESM), órgão que contabiliza os gols das grandes ligas. A entidade não utiliza as súmulas dos árbitros, mas sim os dados dos principais jornais europeus. Curioso é que o "Marca", responsável pelas informações dos times da Espanha, foi o único veículo cadastrado a não dar o gol para Messi.

"Chilique" e a cobrança

O barulho dos catalães foi grande. O "Mundo Deportivo" fez pelo menos três matérias sobre a escolha do jornal de Madri. A cobrança foi tanta, que a ESM decidiu pedir explicações ao "Marca", que prometeu revisar o lance e rever quem foi o autor do primeiro gol do Barcelona na vitória sobre o Espanyol.

O alívio

O "Mundo Deportivo" deu grande destaque à decisão do "Marca" em rever o gol. Além de noticiar todos os passos, o jornal ainda mostrou como está a disputa pela "Chuteira de Ouro".

Decide aí

Casos de Família - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O "Marca" tentou prejudicar Messi?

Resultado parcial

Total de 2936 votos
93,36%
6,64%