Topo

Espanhol - 2019

Malcom e Coutinho marcam, e Suárez dá empate heroico ao Barça no fim

Malcom e Coutinho fizeram os dois primeiros gols do Barcelona sobre o Villarreal - JOSE JORDAN / AFP
Malcom e Coutinho fizeram os dois primeiros gols do Barcelona sobre o Villarreal Imagem: JOSE JORDAN / AFP

Do UOL, em São Paulo

02/04/2019 18h26

O Barcelona abriu dois gols de vantagem sobre o Villarreal hoje (2), fora de casa, pelo Campeonato Espanhol, e chegou a ceder a virada, mas buscou o empate por 4 a 4 no último minuto com gol heroico de Luis Suárez. Malcom voltou bem ao time titular e mostrou que poderia ter sido escolhido por Ernesto Valverde outras vezes desde 6 de fevereiro.

Em menos de 20 minutos, o brasileiro deu assistência para Philippe Coutinho abrir o placar e, pouco depois, tocou de cabeça para fazer o segundo gol azul-grená.

Chukwueze, Ekambi, Iborra e Bacca marcaram pelo Villarreal, e Messi diminuiu com golaço de falta aos 45 do segundo tempo. Nos acréscimos, Suárez chutou de primeira da entrada da área e se consagrou como o grande herói da noite.

Apesar de ter evitado a derrota, o empate contra um time que briga contra o rebaixamento pode ser visto como tropeço para o atual líder do Espanhol. O Barcelona tem 70 pontos, oito a mais que o segundo colocado Atlético de Madri. O Villarreal é o 17º, com 30.

Foi bem: Malcom marca e dá assistência

Malcom precisou de 16 minutos para mostrar que Valverde pode ter cometido um erro ao deixá-lo fora do time titular desde 6 de fevereiro. Aos 12, o brasileiro recebeu lançamento em profundidade pela direita, arrancou em alta velocidade e cruzou rasteiro para trás.

Ali estava Coutinho, que só teve o trabalho de empurrar para a rede e, assim, fazer seu primeiro gol no Campeonato Espanhol desde outubro de 2018. O camisa 7 tem tentado reconquistar confiança e ainda acertou a trave aos 19, mas quem brilhou mesmo foi o ex-corintiano.

Afinal, quatro minutos depois, aos 16, Vidal cruzou com categoria para a área. Malcom compensou o fato de ser baixinho e subiu mais que a zaga do Villarreal para tocar de cabeça para dentro da meta de Asenjo.

Antes de hoje, seu último jogo como titular havia sido o empate por 1 a 1 com o Real Madrid, em 6 de fevereiro. Na ocasião, o gol da equipe catalã foi dele.

Foram mal: Alba, Umtiti e Lenglet

A zaga do Barcelona não se acertou hoje. Com Piqué no banco, coube a Lenglet e Umtiti a ingrata missão de comandar a linha defensiva. O maior exemplo veio aos 35 do segundo tempo, quando Bacca surgiu livre entre os zagueiros, que estavam distantes demais um do outro, driblou Ter Stegen e fez o quarto do Villarreal.

A reação dos anfitriões já havia sido construída antes com falha de Jordi Alba, que bobeou na marcação e deu condição legal para Iborra na cara do gol. Além disso, o lateral perdeu grande chance de empatar aos 47 do segundo tempo, antes do gol heroico de Suárez.

Messi entra e faz golaço, mas Piqué deixa saudade

messi - JOSE JORDAN / AFP - JOSE JORDAN / AFP
Imagem: JOSE JORDAN / AFP

Messi começou o jogo no banco. É natural que sua ausência cause algum nível de preocupação em parte da torcida; afinal, o camisa 10 é capaz de desequilibrar jogos inteiros sozinho, e é compreensível que o time sinta sua falta quando não é titular.

Desta vez, no entanto, Malcom comandou o ataque nos dois primeiros gols e convenceu Ernesto Valverde a não trocá-lo por Messi; o argentino acabou entrando no lugar de Coutinho, que teve apenas o gol e alguns lampejos a mais.

Aos 45 do segundo tempo, Messi mostrou porque é diferente e acertou linda cobrança de falta pouco antes de Suárez empatar o jogo ao aproveitar rebote de escanteio e bater de esquerda da entrada da área.

messi piqué - JOSE JORDAN / AFP - JOSE JORDAN / AFP
Imagem: JOSE JORDAN / AFP

Na verdade, o Barcelona sentiu mais falta do poder defensivo de Piqué do que do faro de gol de Messi. Aos 23 do primeiro tempo, Chukwueze recebeu a bola entre os zagueiros e teve liberdade suficiente para finalizar não uma, mas duas vezes. A primeira acertou a trave, e a segunda encontrou o gol.

Chukwueze voltou a expor a fragilidade da defesa do Barcelona aos cinco minutos do segundo tempo, quando deu belíssimo passe e fez Ekambi correr pela direita. O atacante tentou cruzar e, por sorte, acertou a rede e fez o segundo do Villarreal.

Vale destacar que a zaga azul-grená estava tão desorganizada no lance que provavelmente teria sofrido o gol mesmo em caso de cruzamento, já que um atleta do time amarelo surgiu livre na cara de Ter Stegen.

FICHA TÉCNICA
VILLARREAL 4 X 4 BARCELONA

Data e hora: 2 de abril de 2019, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio de La Cerámica (Espanha)
Árbitro: Alejandro Hernández Hernández
Cartões amarelos: Funes Mori, Caseres (Villarreal); Busquets, Lenglet, Vidal, Alena, Messi, Sergi Roberto, Suarez (Barcelona)
Cartão vermelho: Alvaro (Villarreal)
Gols: Chukwueze, aos 23 do primeiro tempo, Ekambi aos 4 do segundo, Iborra, aos 6, e Bacca, aos 35 (Villarreal); Coutinho, aos 12, Malcom, aos 16 do primeiro tempo, Messi, aos 45 do segundo tempo, e Suarez, aos 49 (Barcelona)

VILLARREAL: Asenjo; Alvaro, Funes Mori e Ruiz; Mario Gaspar, Morlanes (Caseres), Cazorla e Alfonso; Chukwuenze (Bonera), Iborra e Ekambi (Bacca)
Técnico: Javier Calleja Revilla

BARCELONA: Ter Stegen; Sergi Roberto, Umtiti, Lengelet e Alba; Vidal, Busquets (Rakitic) e Arthur (Alena); Malcom, Suarez e Coutinho (Messi)
Técnico: Ernesto Valverde