Topo

Santos

Ainda sem 9, Santos vê emprestados se tornarem artilheiros de seus times

Diego Cardoso, do Guarani, comemora gol no Campeonato Paulista - Letícia Martins/Guarani FC
Diego Cardoso, do Guarani, comemora gol no Campeonato Paulista Imagem: Letícia Martins/Guarani FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

03/04/2019 04h00

O Santos segue em busca de um camisa 9. A posição mais carente do elenco santista parece longe de ter um dono e enquanto isso o Peixe vê seus atacantes emprestados se tornarem artilheiros de suas equipes: Diego Cardoso pelo Guarani e Rodrigão pelo Coritiba.

Os dois jogadores marcaram sete gols na temporada, mesma marca do melhor atacante santista na temporada, Derlis González. Com exceção do paraguaio, todos os outros atacantes do Peixe somam apenas seis gols, um a menos do que Diego Cardoso e Rodrigão: três de Soteldo, dois de Rodrygo e um de Copete.

Diego Cardoso é monitorado de perto pelo setor de análise do Santos e tem desejo de retornar ao Peixe. Ele tem como exemplo o lateral-direito Matheus Ribeiro, que estava emprestado ao Figueirense, mas retornou antes do término do contrato a pedido de Jorge Sampaoli.

O atacante de 25 anos foi o principal destaque da campanha do Guarani no estadual atuando tanto como centroavante quanto pela ponta. Ele marcou sete gols no Campeonato Paulista, mesmo número de Jean Mota, do Peixe, artilheiro do torneio.

Já o centroavante Rodrigão, também de 25 anos, disputa um torneio mais modesto neste início de ano, mas vem aproveitando a oportunidade. O jogador tem média de um gol por jogo e é o artilheiro do Paranaense com seis (são sete no total, sendo que um foi anotado na Copa do Brasil).

Enquanto isso, o Peixe segue fazendo testes na função. Na partida contra o Corinthians, quatro jogadores rodaram na posição de falso 9 durante o jogo: Cueva, no início, Jean Mota, após o intervalo, Soteldo, assim que entrou na segunda etapa, e Derlis González, no final da partida.

Nenhum dos quatro é centroavante de ofício, o que prova que os atletas da função do elenco não inspiram confiança: Felippe Cardoso, o que mais atuou, desperdiçou várias oportunidades de se firmar, Yuri Alberto perdeu espaço desde o início do ano e nem vem sendo relacionado, Kaio Jorge pouco atuou e começa a ganhar oportunidades agora, e Eduardo Sasha cresceu nos últimos jogos, mas esteve lesionado e perdeu o clássico.

Santos