Topo

Brasileirão - 2019

Ceni x São Paulo e clássicos: dez jogos atrativos do início do Brasileirão

Fernando Torres / CBF
Imagem: Fernando Torres / CBF

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/04/2019 04h00

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o desmembramento das nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Agora com data e horário devidamente definidos, o torcedor pode anotar na agenda quais os melhores jogos a se acompanhar neste início de competição.

O UOL Esporte separou dez duelos com atrativos especiais, que prometem agitar a primeira parte da principal competição do futebol pentacampeão mundial. O campeonato para no dia 13 de junho para a disputa da Copa América em solo nacional.

1ª rodada: Flamengo x Cruzeiro, 27 de abril, 21h, Maracanã

De Arrascaeta - Thiago Ribeiro/Agif - Thiago Ribeiro/Agif
De Arrascaeta trocou o Cruzeiro pelo Flamengo, em uma das mais badaladas transferências da temporada
Imagem: Thiago Ribeiro/Agif

A primeira rodada reserva o encontro entre dois dos favoritos ao título da competição. Flamengo e Cruzeiro se reforçaram, têm apresentados resultados nos Estaduais e também na Copa Libertadores. O jogo de estreia ainda coloca frente a frente o uruguaio De Arrascaeta, maior investimento da história do time rubro-negro, contra o ex-clube.

1ª rodada: Grêmio x Santos, 28 de abril, 11h, Arena do Grêmio

Renato Gaúcho - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho (foto) terá pela frente Sampaoli e o Santos logo na primeira rodada da Série A de 2019
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Ainda na primeira rodada, uma atração fora das quatro linhas. A Arena do Grêmio vai receber o esperado embate entre Renato Gaúcho contra Jorge Sampaoli. O último técnico brasileiro a conquistar a Copa Libertadores terá pela frente o renomado comandante argentino em Grêmio x Santos. Expectativa de um jogo aberto e marcante logo no fim de semana de abertura da Série A.

2ª rodada: Fortaleza x Athletico, 1º de maio, 21h30, Castelão

Castelão - Portal da Copa - Portal da Copa
Estádio Castelão deve estar lotado na reestreia do Fortaleza na elite do futebol nacional
Imagem: Portal da Copa

Desde o calvário na Série C, o Fortaleza conta com o apoio do torcedor em demasia, especialmente nas partidas decisivas. Depois de mais de uma década fora da elite do futebol nacional, o clube cearense retorna aos braços dos seus fãs logo na segunda rodada, quando receberá o Athletico no Castelão. Promessa de casa cheia e apoio maciço para o time de Rogério Ceni.

2ª rodada: Santos x Fluminense, 2 de maio, 19h15, Vila Belmiro

Jorge Sampaoli - Ivan Storti/Santos - Ivan Storti/Santos
Jorge Sampaoli (foto) x Fernando Diniz: 'amor pela bola' dita o duelo pela segunda rodada do Brasileirão
Imagem: Ivan Storti/Santos

Se Jorge Sampaoli desafia Renato Gaúcho na primeira rodada, o compromisso seguinte também será contra um treinador em alta. Na Vila Belmiro, o Santos terá pela frente o Fluminense de Fernando Diniz, marcado pela condução do jogo com posse de bola e passes curtos. Ambos possuem 'amor pelo balón' [amor pela bola, em tradução livre], como ressaltam as redes sociais santistas nas referências ao treinador argentino. Ah, e Ganso volta à Vila, agora com a camisa tricolor carioca.

4ª rodada: Fortaleza x São Paulo, 11 de maio, às 21h, Castelão

Rogério Ceni Fortaleza São Paulo - Divulgação/Fortaleza Esporte Clube - Divulgação/Fortaleza Esporte Clube
Agora treinador, Rogério Ceni tem data e horário para reencontrar o São Paulo
Imagem: Divulgação/Fortaleza Esporte Clube

Duas rodadas depois de estrear diante do torcedor no principal estádio do Estado, Rogério Ceni vai encontrar a grande camisa da carreira logo no início do Campeonato Brasileiro. Em 11 de maio, o agora treinador enfrenta o São Paulo, clube que defendeu por 25 anos enquanto goleiro, se tornou um dos maiores ídolos e ainda debutou como técnico de futebol.

5ª rodada: Palmeiras x Santos, 18 de maio, às 19h, Allianz Parque

Palmeiras Santos - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Palmeiras x Santos: primeiro clássico do Campeonato Brasileiro ocorrerá já na quinta rodada
Imagem: Ale Cabral/AGIF

O primeiro grande clássico do Brasileirão vai ocorrer na quinta rodada. Envolvidos na disputa pelas duas vagas na final do Campeonato Paulista e diante da possibilidade de se encontrarem na briga pela taça, Palmeiras e Santos se encontram no Allianz Parque. Pode ser o primeiro duelo entre os dois desde a confusão entre Moisés e Gustavo Henrique, que acabaram suspensos de toda a reta final do Estadual.

6ª rodada: Corinthians x São Paulo, 25 de maio, às 19h, sem campo definido

Arena Corinthians - Bruno Teixeira/Divulgação - Bruno Teixeira/Divulgação
Arena Corinthians estará sob comando da organização da Copa América na data do duelo com o São Paulo
Imagem: Bruno Teixeira/Divulgação

Na jornada seguinte, Corinthians e São Paulo se encaram pelo Brasileirão diante de uma enorme questão. Segundo a tabela desmembrada da CBF, o jogo não possui um local definido, já que a Arena Corinthians estará à disposição da organização da Copa América. Além do time alvinegro, o próprio clube tricolor (Morumbi), Grêmio (Arena), Flamengo e Fluminense (Maracanã), Cruzeiro (Mineirão) e Bahia (Fonte Nova) também não devem ter suas casas disponíveis entre a 5ª e a 9ª rodada.

7ª rodada: Athletico x Fluminense, 2 de junho, às 16h, Arena da Baixada

Fernando Diniz Fluminense - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Hoje no Fluminense, Fernando Diniz reencontra o Athletico, clube que dirigiu no ano passado
Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Hoje no Fluminense, Fernando Diniz deixou uma marca no Athletico, que evoluiu o trabalho com Tiago Nunes, venceu a Copa Sul-Americana e impressionou há dois dias contra o Boca Juniors pela Libertadores. O clube paranaense vai reencontrar o antigo comandante no início de junho, quando dois dos times mais atrativos no modo de jogo vão duelar.

8ª rodada: Fluminense x Flamengo, 8 de junho, às 19h, sem local definido

Fluminense Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Fluminense e Flamengo se encaram longe do Maracanã; CBF e clubes ainda não definiram o local
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O primeiro clássico do Rio de Janeiro não será no Maracanã. O estádio estará fechado para a Copa América, e Fluminense x Flamengo vão precisar de outro palco. Será o primeiro encontro dos dois clubes depois da decisão pela semifinal do Campeonato Carioca, marcada para o dia 6, às 19h, no tradicional estádio da capital do Estado.

8ª rodada: Cruzeiro x Corinthians, 9 de junho, às 11h, sem local definido

Rodriguinho Cruzeiro - Thomás Santos/AGIF - Thomás Santos/AGIF
Rodriguinho teve passagem vitoriosa pelo Corinthians, mas agora defende o Cruzeiro e vive boa fase em MG
Imagem: Thomás Santos/AGIF

Os dois finalistas da Copa do Brasil do ano passado se reencontram na penúltima rodada antes do início da Copa América no país. A rivalidade criada pela final do ano passado, entretanto, aumentou por uma movimentação de mercado. Rodriguinho, bicampeão brasileiro e de passagem marcante pelo Corinthians, vai encarar o ex-clube, agora vestindo a camisa celeste do Cruzeiro.