Topo

Fla dá camisa 17 a deputado do PSL após nota evitando "assuntos políticos"

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

05/04/2019 14h15Atualizada em 05/04/2019 22h09

Menos de uma semana após emitir uma nota informando evitar "assuntos políticos" por questões de estatuto, o Flamengo enviou uma camisa oficial ao deputado Rodrigo Amorim (PSL-RJ) com o número "17" nas costas - referente ao também partido do presidente Jair Boslonaro.

O fato gerou revolta imediata nas redes sociais e causou polêmica interna no clube. Segundo apurou a reportagem, a iniciativa partiu do diretor (não remunerado) de marketing do clube Aleksander Santos, dedicado a relações externas com políticos, entidades e empresas. O executivo - e remunerado - da pasta é Maurício Portella.

Questionado pelo UOL, o Flamengo se esquivou. A comunicação do clube disse que Aleksander não tem "cargo oficial" e, portanto, não responderia pelo clube. "Ele é apenas um conselheiro", disse o time da Gávea.

Ocorre que o personagem em questão transita nos bastidores da política e de federações esportivas sempre apresentado pelo próprio Rubro-negro como "diretor". Diante da repercussão negativa do caso, o Flamengo agora tenta desvincular a imagem de Aleksander do clube.

Aleksander Santos com Bruno Henrique no Flamengo - Divulgação - Divulgação
Com crachá de diretor, Aleksander Santos (d) receber Bruno Henrique em sua chegada ao CT Ninho do Urubu
Imagem: Divulgação

Em imagens das últimas semanas, é possível ver o diretor atuando pelo clube. Em apresentações de jogadores, Aleksander posa para fotos e recebe os atletas - sempre com seu crachá de diretor. Na última quinta-feira (4), ele esteve na Comissão de Esportes da Assembleia Lesgilsativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) negociando a participação do Flamengo na nova gestão do Maracanã.

Fla Nota - Reprodução - Reprodução
Nota oficial do último domingo reforçava que clube não se envolve em questões políticas por respeitar estatuto
Imagem: Reprodução

Polêmica por homenagem a morto na ditadura

O (não) posicionamento político do Rubro-negro foi motivo de polêmica no último domingo, dia 31 de março - data que marca os 55 anos do golpe militar que levou o Brasil a uma ditadura de 21 anos. Na ocasião, um dos grupos políticos do Flamengo homenageou o ex-atleta Stuart Angel, torturado e morto pelo regime militar à época.

Rodrigo Amorim - Reprodução - Reprodução
Rodrigo Amorim (d) ficou em centro de polêmica após quebrar placa em homenagem a vereadora assassinada Marielle Franco
Imagem: Reprodução

Imediatamente, o clube se apressou em dizer que não tinha relação com a homenagem, uma vez que "não se posiciona sobre assuntos políticos - algo que, inclusive, é estatutariamente vedado".

Nesta sexta-feira, no entanto, a homenagem a um deputado, inclusive com o número do PSL - 17 - às costas da camisa oficial entregue foi na contramão do posicionamento de menos de uma semana. Rodrigo Amorim ficou conhecido antes mesmo de ser eleito deputado estadual por quebrar uma placa que homenageava a deputada morta Marielle Franco.

Revolta dentro e fora do clube

Torcedores do Flamengo não esconderam a insatisfação com a homenagem política desta sexta (5). Nas redes sociais, era possível verificar a revolta deles. Muitos classificaram os episódios desta semana como uma "vergonha", uma "mancha" na história do time da Gávea.

Internamente, a insatisfação não era menor. Vice-presidentes e outros diretores cobravam respostas da alta cúpula da Gávea após o episódio classificado como "desnecessário" após a polêmica do último domingo.