Topo

CT do PSG é longe de Paris e preserva estrelas de agitação turística

Centro de treinamento do PSG fica a cerca de 30 km da agitação turística de Paris - JB Autissier/PSG
Centro de treinamento do PSG fica a cerca de 30 km da agitação turística de Paris Imagem: JB Autissier/PSG

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris (FRA)

07/04/2019 04h00

No treino pela manhã cedo, Neymar chega dirigindo o próprio carro e vai embora horas depois também sem ser assediado. Costuma ser assim, seja com o jogador mais caro do planeta ou com nomes menos badalados do Paris Saint-Germain. É o isolamento do centro de treinamento do clube que ajuda o cobiçado elenco a ter paz para realizar as atividades, longe da agitação da cidade que mais recebe turistas no mundo.

VEJA TAMBÉM

Os campos do PSG para as sessões de treinamento estão localizados em Saint-Germain-en-Laye, cidade que fica a cerca de 30 quilômetros do centro nervoso de Paris.

O centro de treinamento Ooredoo foi inaugurado em 1975 - cinco anos depois da fundação do clube. Ele está localizado ao lado de um campo militar, com o acesso através de uma estrada. Para chegar ao local, o táxi vindo de Paris tem preço médio de 45 euros (cerca de R$ 200). Para quem quiser tentar ver Neymar e companhia no dia a dia, a alternativa de trem tem a estação Saint-Germain-en-Laye, distante quase três quilômetros dos campos, com uma caminhada de 30 minutos, parte dela em meio a uma floresta.

Paris é a cidade mais visitada por turistas estrangeiros em toda a Europa. Só que, com a dificuldade para chegar ao local onde treinam as estrelas do PSG, a presença de fãs do exterior é rara. Quando acontece, o problema dos torcedores costuma ser a falta de uma área específica para a espera dos ídolos do lado de fora, o que faz com que alguns aguardem no acostamento da estrada.

O CT do PSG tem área de 29 mil m² e dois campos para treinamento. O ambiente é rico em verde, tendo 35 árvores no local, com instalações modernas, como a academia e vestiários climatizados, além de um grande refeitório.

Para esta temporada, o local passou por algumas reformas a pedido do treinador Thomas Tuchel. Foi o alemão quem determinou a instalação de refletores para treinos noturno. Detalhista, pediu até para que os muros fossem pintados com as cores do clube: azul e vermelho.

Imagem do vestiário no centro de treinamento do Paris Saint-Germain - JB Autissier/PSG - JB Autissier/PSG
Imagem do vestiário no centro de treinamento do Paris Saint-Germain
Imagem: JB Autissier/PSG

Apesar das ótimas condições atuais, o PSG já cuida da construção de um novo centro de treinamento. As novas instalações também estarão bem distantes dos fãs, localizadas na cidade de Poissy, vizinha à Saint-Germain-en-Lay. A inauguração está prevista para 2021.

A cidade Saint-Germain-en-Laye

A cidade foi fundada no século 10 e atualmente conta com cerca de 40 mil moradores. Ela é considerada município da classe alta francesa, com média de gasto por habitante de 25 mil euros anual (cerca de R$ 95 mil). A área rural está estimada em 75% do espaço territorial.

O centro da cidade está repleto de lojas de grife. Na França, esta área é conhecida como o maior comércio de céu aberto do país.

Por ser o local do centro treinamento do PSG, diversos jogadores preferem morar nas redondezas. O clube também chegou a comprar diversas casas na região para facilitar hospedagem de seus atletas. Atualmente, os imóveis são usados para a moradia de jovens das categorias de base e do time feminino.