Topo

Por que Globo não mostra o replay até que árbitro anuncie a decisão do VAR

Siga o UOL Esporte no

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

08/04/2019 13h42Atualizada em 08/04/2019 16h14

O VAR foi protagonista nas semifinais do Carioca e do Paulista neste fim de semana. Uma coisa entre eles, contudo, chamou atenção: a ausência de replay da transmissão da Globo enquanto o árbitro das partidas não anunciava a decisão.

A atitude vem de uma orientação feita em agosto do ano passado. Durante a disputa da Copa do Brasil, a Globo decidiu que esperaria para mostrar os replays e não influenciar nas decisões da equipe de arbitragem.

Em nota oficial, a Comunicação do Grupo Globo não explicou o motivo da decisão, mas reiterou que a emissora "não tem nenhuma responsabilidade sobre a decisão dos árbitros, que, por regra, não podem sofrer interferência externa".

"Como divulgado anteriormente, a chegada do VAR mudou a perspectiva da arbitragem e o Esporte do Grupo Globo tem optado por não exibir o replay na transmissão da TV antes da decisão, como é o protocolo da Fifa, quando há a produção das imagens com árbitro de vídeo. A prática já vem sendo adotada desde o ano passado nas transmissões em que o Esporte do Grupo Globo produz o sinal. Com ou sem árbitro de vídeo, o Grupo não tem nenhuma responsabilidade sobre a decisão dos árbitros, que, por regra, não podem sofrer interferência externa", disse.

Em São Paulo, a falta de replay se repetiu por duas vezes no duelo entre Palmeiras e São Paulo. Na primeira, Liziero abriu o placar para o São Paulo, mas o árbitro de vídeo confirmou a posição do bandeirinha ao dar impedimento. Enquanto os auxiliares estavam reunidos analisando a jogada, Cleber Machado e Walter Casagrande conversavam sobre o lance, mas nenhum replay foi mostrado.

Quando o árbitro confirmou o impedimento, imediatamente a Globo mostrou o replay pela primeira vez, junto com a tradicional linha de impedimento, que confirmava que o jogador do São Paulo estava em posição irregular.

O caso se repetiu no final da partida, mas pelo lado do Palmeiras. Deyverson balançou as redes, Cleber Machado gritou "gol", mas nenhum replay foi mostrado. Apenas quando o gol foi anulado que a repetição foi transmitida.

Siga o UOL Esporte no

No Rio de Janeiro, a situação chegou a ser curiosa durante o jogo entre Vasco e Bangu. Aos 2 minutos do segundo tempo, Danilo Barcellos cobrou escanteio e Ricardo cabeceou para fora. Neste momento, a Globo mostrou por duas vezes o replay mostrando uma polêmica sobre um puxão de camisa em Lucas Mineiro.

Logo na sequência, o árbitro impediu a cobrança de tiro de meta para esperar a análise do árbitro de vídeo sobre a jogada. A partir daí, mais nenhum replay foi mostrado até que o pênalti tivesse sido confirmado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o vídeo confirmava que Liziero estava em posição irregular quando marcou para o São Paulo. A informação foi corrigida.