Topo

Botafogo

Como investigação de máfia chilena evitou que L. Valência deixasse Botafogo

Leo Valência desistiu de voltar ao Chile neste momento para evitar maiores ligações com integrantes da máfia - Ale Cabral/AGIF
Leo Valência desistiu de voltar ao Chile neste momento para evitar maiores ligações com integrantes da máfia Imagem: Ale Cabral/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/04/2019 04h00

As investigações da polícia chilena divulgadas pela Televisón Nacional de Chile (TCN), que indicam ligação entre Leo Valência e integrantes "Los Risas", facção criminosa conhecida por sequestros, assassinatos e tráfico de drogas, fizeram com que o jogador mudasse de ideia e preferisse ficar no Botafogo. Antes decidido a voltar ao Chile, o apoiador se viu em situação delicada e decidiu por seguir no Rio de Janeiro.

Leo Valência terminou a temporada em seu melhor momento no Botafogo. A expectativa era que o jogador mantivesse o desempenho alto ou até mesmo seguisse melhorando em 2019. Nada disso ocorreu. Muito pelo contrário. O apoiador tem sofrido com lesões em série e acumula até o momento apenas quatro jogos.

Acontece que Valência não se sente prestigiado no Botafogo. Após ser contratado com pompas, se viu bastante pressionado no Rio de Janeiro, algo que ainda não tinha ocorrido em sua carreira. Esperava um tratamento de grande reforço, mas na prática só sentiu na pele cobranças pela relação do alto salário com o pouco que entregava em campo.

Justamente por conta deste cenário, Valência estava decidido a deixar o Botafogo. Aguardava uma proposta oficial, embora apenas sondagens tenham ocorrido até o momento. A Universidad de Chile era a principal interessada em contar com o atleta, com contrato até o fim 2020.

O Botafogo fez jogo duro. Além de contar com o atleta, precisa desesperadamente de dinheiro para pagar salários atrasados. Valência, então. poderia até ser negociado, mas desde que fosse oferecido um bom dinheiro em troca.

A situação estava sendo cozinhada em banho-maria por algumas semanas, Porém, as investigações da polícia chilena, mudaram o rumo da história. Preocupados com o rumo que a carreira de Valência poderia tomar, o Botafogo voltou a ser a preferência do apoiador.

Para evitar maior exposição, o estafe de Leo Valência acredita que seria melhor para o jogador que seguisse no Brasil, longe de toda polêmica. O chileno é conhecido pela teimosia e dificilmente abriria mão de suas amizades, mesmo que isso prejudicasse sua imagem.

Paralelamente à polêmica no Chile, Valência estava se aproximando de seu retorno aos gramados. O jogador está em fase de recuperação de lesão muscular e deverá voltar ao time para a próxima partida.

Nesta quinta-feira, o Botafogo visitará o Juventude, em Caxias do Sul, pela terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, o Alvinegro só empatou por 1 a 1. Em caso de novo empate, a vaga será definida nas penalidades. Quem vencer, fica com a classificação.

Botafogo