Topo

Internacional

Elogiado, atacante de adversário do Inter tem um problema: fazer gols

Lucas Passerini comemora gol marcado contra o Allianza Lima na Libertadores 2019 - MARTIN BERNETTI / AFP
Lucas Passerini comemora gol marcado contra o Allianza Lima na Libertadores 2019 Imagem: MARTIN BERNETTI / AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/04/2019 04h00

Após a vitória por 1 a 0 no Chile, Odair Hellmann tinha elogios para um jogador do Palestino. O camisa 9, Lucas Passerini. Na visão do treinador do Inter, é o centroavante de 1,89 de altura o responsável pelas principais movimentações ofensivas da equipe, ganhando a disputa aérea e dando tempo para aproximação dos companheiros. O jogador de 24 anos, porém, convive com um problema: fazer gols.

Argentino da cidade de Formosa, Passerini demorou um pouco a engrenar no futebol. Teve uma curta passagem pelo Quilmes na base e logo foi para o pequeno Club Comunicaciones, atual penúltimo colocado da terceira divisão argentina. No ano seguinte trocou a equipe pelo não mais conhecido Estudiantes de Caseros, que disputa a mesma competição.

Já com 22 anos, a primeira chance em um clube um pouco mais conhecido foi em 2017, no Tigre. E por lá foram apenas cinco jogos. Depois transferência para o Sarmiento de Junín e o fim das oportunidades em sua terra natal.

No ano seguinte foi para o Guarani do Paraguai, onde novamente não teve bom aproveitamento. Apenas nove partidas pelo time principal.

Não bastasse o baixo número de jogos em times de alguma expressão, a quantia de gols também era escassa. Até a transferência para o Palestino, no início deste ano, Passerini jamais havia marcado um gol sequer em uma divisão principal de qualquer país. Apenas na segunda e na terceira divisão.

E poucos. Sua maior marca foi 13 gols em 40 jogos (divididos em duas temporadas) pelo Estudiantes de Caseros. Houve ainda três gols pelo Comunicaciones, quatro pelo Sarmiento, e três pelo time B do Guarani do Paraguai. Nenhum no principal.

A chegada de Passerini foi pedido do técnico Ivo Basay, que havia perdido Matías Campos, goleador da última temporada, que se transferiu para Universidade de Chile. E o início no Palestino não foi tão diferente. Ainda que tenha recebido uma série de oportunidades na equipe titular, o primeiro gol aconteceu apenas no dia 2 de abril, contra o Alianza Lima, pela Libertadores. Foi quando o centroavante encerrou um jejum que beirava os cinco meses.

"Esperamos que isso resolva o problema de uma vez por todas", disse o treinador após o gol diante dos peruanos, o primeiro pelo Palestino.

E ele pode ter razão, já que no jogo seguinte, contra o O'Higgins, pelo Chileno, Passerini voltou a balançar as redes. O problema veio faltando pouco mais de 15 minutos para o fim da partida, quando seu time vencia por 1 a 0, gol seu, e ele arrancou do meio-campo, driblou três marcadores, o goleiro e, sem ninguém à sua frente, chutou para longe. Nos acréscimos, o time adversário empatou a partida.

Em 107 jogos profissionais na carreira, Passerini marcou 25 gols. Sendo que apenas dois destes em divisões superiores ou campeonatos continentais.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X PALESTINO
Data e hora:
09/04/2019 (Terça-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Carlos Orbe (EQU)
Auxiliares: Byron Romer e Edwin Bravo (ambos equatorianos)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Rodigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Patrick, Edenílson, D'Alessandro (Pottker) e Nico López; Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann
PALESTINO: Ignacio González; Soto, Alejandro González, Mago e Véjar; Fernández, Farías, Cortés e Jiménez; Passerini e Ahumada (Gutiérrez).
Técnico: Ivo Basay

Internacional