Topo

Caboclo toma posse e anuncia conselho de ex-jogadores e técnicos na CBF

Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF - Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação
Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação

Pedro Lopes e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/04/2019 15h50

Em cerimônia realizada na sede da CBF hoje, no Rio de Janeiro, Rogério Caboclo tomou posse como presidente da CBF. Eleito em abril de 2018, Caboclo ocupava o cargo de diretor executivo da entidade. Ele assumirá agora no lugar de Coronel Nunes, que deixa a presidência.

"Minha gestão será construída sobre dois pilares, integridade, e eficiência. Não posso esconder de ninguém a consciência que tenho do desgaste de imagem da CBF nos últimos anos. Vou tentar reverter essa situação. Aplicaremos com rigor nosso código de ética. A CBF colocará no ar novo portal de governança. Objetivo é aumentar ainda mais a transparência. Nesse portal estarão disponíveis o estatuto da CBF, e uma enorme gama de informações sobre CBF e futebol brasileiro", disse o dirigente.

A cerimônia teve anúncio de novos cargos. O ex-jogador Juninho Paulista será diretor de desenvolvimento de futebol. Haverá um órgão consultivo, chamado "conselho de craques", que analisará as medidas da entidade e buscará novas ideias para o futebol brasileiro. Ele será composto por Cafu, Ricardo Rocha, Muricy Ramalho, Jairzinho, Careca, Carlos Alberto Parreira, Zinho, Gilberto Silva, o próprio Juninho, além das ex-jogadores Pretinha, Michael Jackson

Mudanças também ocorrerão na arbitragem, com o ex-árbitro e comentarista Leonardo Gaciba ocupando o cargo que era do coronel Marcos Marinho na comissão nacional de arbitragem.

"Vamos organizar competições cada vez mais atraentes para clubes e torcedores, o sucesso da Copa do Brasil é bom exemplo. O Brasileiro da Série A desse ano muda de patamar, com a adoção do árbitro de vídeo em todos os jogos. Faremos nas competições uma campanha pelo respeito às regras. Melhor espetáculo, com menos cartões por reclamações, e mais tempo de bola rolando. Esses desafios serão liderados pelo novo presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba".

Uma das principais plataformas do dirigente é a redução de campeonatos estaduais e fim dos conflitos entre partidas do futebol brasileiro e jogos da seleção. A ideia é reduzir os estaduais para 16 datas, e já conta com apoio de diversas federações.

"As competições nacionais não farão mais parte das datas Fifa", anunciou o mandatário. "As datas dos estaduais serão limitadas a 16, respeitando as opiniões de todos os envolvidos, mas com firmeza de propósito. Nosso futebol vai se dedicar a ser cada vez mais competitivo em nível mundial".

Caboclo também tratou dos assuntos de dentro de campo, e anunciou Sylvinho como técnico da seleção olímpica para 2020, em Tóquio. A ideia é ter o novo comandante trabalhando em conjunto com André Jardine, novo treinador do Sub-20".

O evento também teve lançamento de uma nova camisa comemorativa para a seleção brasileira, na cor branca, em homenagem à Copa América de 1919. Ela será utilizada na abertura da Copa América deste ano , no Morumbi, em junho. A logomarca da CBF também foi atualizada, e o slogan "Joga bola" adotado.

Também foi anunciada a construção de um centro de alto rendimento na Barra da Tijuca, no Rio, com o objetivo de formar jovens e, nas palavras do presidente, "desenvolver o futebol".