Topo

Santos

Filme sobre história dos gols do Santos tem destaque para Ricardo Oliveira

Diego Padgurschi /Folhapress
Imagem: Diego Padgurschi /Folhapress

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

10/04/2019 12h00

O filme "Santos de Todos os Gols", da produtora Canal Azul, retrata a história do Santos como clube mais artilheiro do mundo. Atualmente o Peixe soma 12.546 gols marcados e o longa percorre essa história para mostrar não só o feito do clube da Vila Belmiro, mas também a história do gol por si só.

O documentário conta com entrevistas de figuras históricas do Santos, como Pelé, Coutinho, Carlos Alberto Torres, Robinho e Neymar, mas uma declaração do centroavante Ricardo Oliveira chama a atenção.

O ex-camisa 9 santista, que atualmente defende o Atlético-MG, escolheu um gol marcado por ele na Copa Libertadores de América de 2003 para mostrar como um centroavante decide uma jogada dentro da grande área.

"É típico do camisa 9 porque como centroavante ele está lá para executar, para marcar gol, mas a explicação dele, de como ele tem que se livrar dos quatro zagueiros estando de costas pro gol... Ele é muito inteligente na construção da jogada, um jogador tático, diferenciado. A maneira como ele analisa é como se fosse um engenheiro pensando como vai resolver aquela equação em fração de segundo", revelou a diretoria Lina Chamie, em entrevista ao UOL Esporte.

O experiente centroavante é o sonho de consumo do presidente José Carlos Peres e do técnico Jorge Sampaoli para o Peixe, mas o Atlético-MG não tem intenção de liberar o jogador. Na última entrevista coletiva, o treinador argentino voltou a evidenciar a falta que um camisa 9 faz ao time.

Com a camisa do Santos, Ricardo Oliveira soma 173 jogos e 92 gols marcados, vencendo os títulos paulistas de 2015 e 2016, além do vice-campeonato da Libertadores de 2003.

Sobre o filme

O "Santos de Todos os Gols" tem pré-estreia marcada para hoje, às 20h, em duas salas de cinema de Santos, apenas para convidados. A estreia nacional será no dia 18 deste mês em 20 salas de cinema de 19 cidades do país. O filme investiga a emoção e os significados do gol, e por isso aposta numa narrativa mais sensorial.

A produção do filme se iniciou em 2011, quando Lina Chamie dirigia outro longa, o "Santos, 100 anos de futebol arte", e notou histórias especiais sobre o momento do gol. Então, a diretoria, que é santista de coração, decidiu focar um novo filme em cima do momento do gol e contar a história do Peixe como clube mais artilheiro do mundo.

Santos