Topo

Corinthians

Como nova contratação do Corinthians ameaça "reinado" de Ralf no meio-campo

Matheus Jesus disputou apenas 17 partidas pelo Santos em 2017 e agora virou esperança do meio-campo do Timão - Ale Cabral/AGIF
Matheus Jesus disputou apenas 17 partidas pelo Santos em 2017 e agora virou esperança do meio-campo do Timão Imagem: Ale Cabral/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/04/2019 04h00

O Corinthians está próximo de anunciar a contratação do volante Matheus Jesus, que defendeu o Santos em 2017 e se destacou pelo Oeste no Campeonato Paulista deste ano. Segundo apurou o UOL Esporte, o técnico Fábio Carille pediu a contratação do atleta com a intenção de "modernizar" o meio-campo, fato que ameaça o "reinado" de Ralf, um dos ídolos da torcida corintiana.

Isso porque o treinador vê potencial em Matheus Jesus para aprimorar a saída de bola do Corinthians e, por isso, a ideia é testá-lo como primeiro volante. Na avaliação de Carille, o ex-volante do Santos se destaca pela qualidade no passe e, principalmente, em lançamentos. Hoje, o técnico não tem um volante com essa característica no elenco.

Ralf é marcador e está longe de ter qualidade para iniciar a armação das jogadas. Júnior Urso é mais "vertical", considerado o volante "quebra linhas" e que entra na área para finalizar, seja com pés ou pelo alto.

Além disso, os profissionais do clube observaram que, contra Ferroviária, Ceará e Santos, por exemplo, o adversário utilizou uma estratégia no encaixe da marcação que dificultou bastante a construção de jogadas do time. Eles optaram por deixar Ralf (de sobra) como defensor que inicia a armação de jogadas do Corinthians, e prejudicaram a armação da equipe de Carille.

O Corinthians empatou com a Ferroviária por duas vezes, perdeu para o Ceará e ainda foi "dominado" pelo Santos na última segunda-feira.

Carille e companhia esperam que Matheus Jesus resolva esse problema. Além de bom marcador, ele se destaca tecnicamente. Pelo Oeste, no Paulistão deste ano, o volante canhoto marcou seis gols em 15 jogos.

Matheus Jesus passou por exames médicos ontem e agora discute os últimos detalhes do contrato antes de assinar com o Corinthians.

Carille compara Matheus Jesus a Paulinho

O técnico Fábio Carille já havia revelado o interesse do Corinthians em Matheus Jesus. Ele até o comparou a Paulinho, volante que fez história no clube de Parque de São Jorge e hoje está no Guangzhou Evergrande, da China.

"É um jogador que está no nosso radar desde a Ponte, Santos, Estoril. Agora chama a atenção não só nossa, mas do Grêmio e de outras equipes. Eu me recordo um pouquinho do que aconteceu com o Paulinho em 2010. Ele fez seis ou sete gols no Bragantino. Agora o Matheus tem seis ou sete pelo Oeste", afirmou Carille.

"Um volante fazer tantos gols é para chamar atenção de várias equipes. É monitorado pela gente há muito tempo, mas aqui não falamos de chegadas e saídas. Vamos esperar terminar nossa participação no Paulista para depois sentar e esboçar alguma coisa", completou.

Matheus Jesus foi revelado pela Ponte Preta e se transferiu para o Santos em 2017, mas realizou apenas 17 jogos pelo clube e foi embora para o Gamba Osaka, do Japão.

Na Vila Belmiro, o volante demorou a estrear pois o então técnico do Santos, Levir Culpi, alegava que o jogador estava fora de forma.

Corinthians