Topo

Atlético-MG

Só milagre? As contas do Atlético-MG para avançar na Copa Libertadores

Jogadores de Cerro Porteño e Atlético-MG disputam a bola - Andrés Cristaldo/EFE
Jogadores de Cerro Porteño e Atlético-MG disputam a bola Imagem: Andrés Cristaldo/EFE

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

11/04/2019 04h00

Levir Culpi ainda confia na classificação do Atlético-MG para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Depois da goleada acachapante para o Cerro Porteño, do Paraguai, o treinador demonstrou confiança na ida à próxima fase. Mas o que salva o time no torneio? Só um milagre é capaz de manter o Galo na competição após três derrotas e uma vitória em quatro rodadas do Grupo E?

"Por que não [podemos nos classificar]? Tudo pode acontecer. O time teve um primeiro tempo fora da média. Aqueles 15 minutos teve uma coisa muito estranha. É possível de acontecer. Saímos na frente no jogo, mas não tivemos a capacidade de controlar", disse Levir Culpi.

O primeiro passo é entender a situação atual do Atlético em sua chave na competição internacional. Hoje, o Galo soma três pontos em quatro rodadas. A duas rodadas do fim, o time já não consegue alcançar o Cerro Porteño, do Paraguai, líder da chave, com 12. Para chegar às oitavas de final, o time mineiro só consegue uma vaga como segundo do grupo, posição ocupada pelo Nacional, do Paraguai, com nove pontos.

O problema é que, para ultrapassar o time paraguaio, o elenco comandado por Levir Culpi precisará de dois triunfos nas duas partidas restantes - contra o próprio Nacional, no Mineirão, e diante do Zamora, da Venezuela, fora de casa. Além disso, a equipe terá que torcer contra o time uruguaio na última rodada da fase de grupos, quando enfrentará o Cerro Porteño dentro de seus domínios.

Se tudo der certo, o Atlético terá a mesma pontuação do Nacional. No entanto, o time ainda precisa tirar a diferença em relação ao saldo. Depois do revés por 4 a 1, o Atlético tem um saldo de quatro gols negativos, contra um saldo de dois positivos dos uruguaios.

Se alcançar todos os números exigidos, o Atlético se classificará como segundo do grupo, com nove pontos. O Cerro Porteño seria o primeiro e poderia até ter 18 pontos, uma campanha perfeita para a fase de grupos.

Atlético-MG