Topo

Facebook trava, mas Flamengo deslancha e acalma torcida na Libertadores

Os jogadores do Flamengo comemoram um dos gols na goleada por 6 a 1 sobre o San José - Alexandre Vidal / Flamengo
Os jogadores do Flamengo comemoram um dos gols na goleada por 6 a 1 sobre o San José Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/04/2019 04h00

A goleada do Flamengo por 6 a 1 sobre o San José-BOL, ontem, no Maracanã, foi uma experiência nova para o torcedor rubro-negro. O jogo foi transmitido apenas pelo Facebook, o que se tornou tão falado quanto o placar elástico. Se a torcida mostrou irritação com o gol boliviano mesmo com um a mais em campo desde os 5min do primeiro tempo, o cenário também se deu nos momentos em que a transmissão travou.

O pico foi de mais de um milhão de usuários assistindo a partida ao mesmo tempo, de uma forma que era impensável há alguns anos. No final, mesmo ainda longe de estar 100% satisfeita com a equipe, a torcida do Flamengo se acalmou. O Rubro-negro deslanchou na Copa Libertadores e se aproximou da vaga nas oitavas de final.

Travas e reclamações desde o pré-jogo

Por conta da importância da partida, já que o Flamengo tinha a obrigação de ganhar para se aproximar da segunda fase na Libertadores, os torcedores demonstraram ansiedade com a transmissão apenas via Facebook desde antes do compromisso.

Alguns já reclamaram nas redes sociais e relataram travas na transmissão. O nervosismo em saber se conseguiriam acompanhar a partida e a necessidade da vitória transformaram as redes sociais em um território "explosivo".

Gol no início acalma...

Mesmo que todos não tenham assistido, o fato é que o gol relâmpago de Diego acalmou os rubro-negros que estavam nervosos e, ao mesmo tempo, com problemas para acompanhar o jogo.

Diante de um adversário tecnicamente inferior, o gol no início era tudo o que o Flamengo sonhava para exorcizar alguns fantasmas na competição sul-americana.

Mas nem tanto... San José empata. E tudo incomoda: gol adversário, Facebook

Só que o gol do San José, que jogou com menos um desde os 5min do primeiro tempo, despertou a ira dos rubro-negros. O tento foi considerado inadmissível, ainda que tenha nascido de impedimento na origem da jogada.

A partir daí, sobrou para o técnico Abel Braga, para o volante Willian Arão, para o zagueiro Rodrigo Caio e novamente para o Facebook, o astro da noite.

Recorde mesmo com problemas

Ainda que a transmissão tenha enfrentado alguns problemas, o jogo do Flamengo foi o recorde no Facebook Watch no Brasil. O pico foi de mais de 1 milhão de pessoas assistindo ao mesmo tempo.

O recorde anterior de audiência havia sido estabelecido em março, no confronto entre PSG e Manchester United pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Na ocasião, cerca de 866 mil pessoas ao mesmo tempo acompanharam a eliminação do time de Neymar, que não pôde atuar por conta de uma lesão no pé.

Segundo tempo de reclamações técnicas... Mas quatro gols

As reclamações de quem enfrentou problemas com a transmissão continuaram no segundo tempo a cada "travada" e vieram acompanhadas da agonia em ver o time resolver logo o jogo.

Frágil, o San José não foi páreo para um ataque milionário e recheado de estrelas. Everton Ribeiro, Arrascatea, Vitinho e Pará fecharam a noite feliz rubro-negra, ainda que muitos tenham perdido lances ao acompanhar o jogo na era da modernidade.

Galera dividida: alguns acharam ótimo, muitos reclamaram da transmissão

Como quase tudo na vida, alguns torcedores aprovaram a transmissão pelo Facebook, outros reprovaram. O fato é que o debate continuará, já que não foi a primeira vez e nem será a última em que a Nação Rubro-negra precisará acompanhar o time do coração por uma forma com a qual não estava acostumada.

O time só queria saber do resultado em campo

Alheios ao debate nas redes sociais, os jogadores do Flamengo só celebraram a goleada. O resultado deixou o Rubro-negro a um empate na próxima rodada de obter a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores.

"Sim [melhor jogo em 2019]. Deixamos um pouco a desejar na marcação no primeiro tempo, mas depois resolvemos e tomamos conta da partida. Essa margem de gols nos põe na liderança. Precisamos colocar o nosso melhor em prática", disse Everton Ribeiro.

"Estamos muito felizes. O nosso objetivo era vencer e, depois, se possível fazer uma diferença boa de gols. Estamos satisfeitos. Podemos alcançar a classificação. Confiamos que isso aconteça no próximo jogo", encerrou Diego.

Como você prefere assistir aos jogos do Flamengo na Libertadores?

Resultado parcial

Total de 3429 votos
6,45%
49,14%
44,42%