Topo

Blogueiros: Quem são os favoritos nas finais dos campeonatos estaduais?

Corinthians e São Paulo se enfrentam no Morumbi no primeiro jogo da final - Ale Cabral/AGIF
Corinthians e São Paulo se enfrentam no Morumbi no primeiro jogo da final Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

13/04/2019 04h00

As finais dos campeonatos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul começam a ser disputadas a partir deste domingo (14). Corinthians x São Paulo, Flamengo x Vasco, Atlético-MG x Cruzeiro e Grêmio x Internacional duelam para ver quem fica com a taça.

Em algum dos confrontos há favorito? Os blogueiros do UOL Esporte dão seus palpites. Confira:

CAMPEONATO PAULISTA

ANDRÉ ROCHA

Corinthians. Cultura de vitória, identidade de jogo resgatada por Carille, retrospecto recente mais que positivo contra o São Paulo, que só tem a garotada e o "fator Cuca" como trunfos.

JUCA KFOURI

Em São Paulo, no Morumbi, não tem favorito.

MARCEL RIZZO

Em São Paulo há equilíbrio. O Corinthians tem defensivamente um time seguro, mas o São Paulo achou uma formação interessante com os garotos. No momento São Paulo tem jogado melhor, mas decisão em Itaquera equilibra o confronto.

MAURO BETING

Em São Paulo, o Corinthians só passou nos pênaltis e joga menos do que pode. O São Paulo fez quase tudo errado e está dando tudo certo. Pênaltis. 50% x 50%.

MAURO CEZAR

Corinthians.

MENON

Os números mostram finalistas nivelados por baixo. Nós quatro jogos eliminatórios, que mostram o momento atual das equipes, o São Paulo conseguiu três gols. O Corinthians, quatro. Muito pouco. O São Paulo é um time formado há quatro jogos. O Corinthians não engrena. O São Paulo é um pouco favorito. Me parece difícil o Corinthians continuar tendo resultados muito superiores ao desempenho apresentado, como tem sido a regra.

PERRONE

São Paulo e Corinthians iniciam a decisão sem favoritismo. O alvinegro tem a vantagem de jogar a última partida em casa e conta com um trabalho mais consolidado. Só que caiu de produção nos últimos jogos. Os tricolores estão em processo de mudança com a chegada de Cuca, mas melhoraram muito nos mata-matas, principalmente por causa dos jovens. Será um duelo entre uma equipe rápida, a são-paulina, diante de outra lenta nas transições ofensivas, porém com um trabalho quase perfeito na ocupação dos espaços defensivos. O trabalho do São Paulo no primeiro jogo será encontrar esses espaços. O resultado no Morumbi vai indicar o favorito para o último jogo.

PVC

São Paulo se remonta no meio da competição. Difícil dar tempo de ser mais forte do que um time que se estruturou antes. Mas Corinthians jogou mal os últimos dois jogos. Favorito: Corinthians.

RENATA MENDONÇA (DIBRADORAS)

Confronto equilibrado pelo momento. Pelo histórico, Corinthians leva ampla vantagem. Pelo momento, São Paulo pode equilibrar isso. O time do São Paulo é melhor tecnicamente pelo elenco, mas o do Corinthians é mais maduro, no sentido de como lida com as dificuldades e como sabe ganhar mesmo quando não está bem ou quando joga mal. O Corinthians de Carille sabe jogar clássico como ninguém e por isso sai na frente nessa análise. Mas é um confronto que tende a ser bem equilibrado e fica difícil cravar o campeão.

CAMPEONATO CARIOCA

Vasco perdeu o título da Taça Rio para o rival Flamengo na decisão por pênaltis - Rafael Ribeiro / Vasco.com.br - Rafael Ribeiro / Vasco.com.br
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco.com.br
ANDRÉ ROCHA

Flamengo. Vantagem abissal em capacidade de investimento e, consequentemente, nível técnico do elenco. Tanto que fez jogo duro e venceu o Vasco nos pênaltis com reservas na Taça Rio.

JUCA KFOURI

No Rio, no Nilton Santos, o favorito é o Flamengo.

MARCEL RIZZO

No Rio, o elenco mais forte do Flamengo deve prevalecer sobre um Vasco bem armado por Alberto Valentim.

MAURO BETING

No Rio, o Flamengo nunca foi tão favorito contra um Vasco que precisa jogar tudo que não jogou mesmo quando foi 100%. Flamengo 70% x 30% Vasco.

MAURO CEZAR

Flamengo.

MENON

O Flamengo é favorito por conta de suas individualidades. Em dois jogos, elas acabam fazendo a diferença.

PERRONE

Pequeno favoritismo para o Flamengo, por ter mais talentos individuais, mas será uma final dura. O Vasco costuma encaixar bons momentos de trocas de passes do meio para o ataque. Bruno César é sempre perigoso nos chutes de fora da área. Rossi, Marrony e Thiago Reis fazem uma movimentação insinuante no ataque quando jogam juntos. Há ainda a volta do finalizador Maxi López. Por sua vez, o Flamengo parece depender mais do rendimento individual de seus principais jogadores.

PVC

Vasco foi bem na Taça Guanabara, mas caiu na Taça Rio. Flamengo tem problemas de posicionamento na defesa e Abel tem mudanças no ataque. Favorito: Flamengo.

RENATA MENDONÇA (DIBRADORAS)

Não há dúvidas sobre o abismo que existe entre um e outro atualmente, por conta da diferença no contexto financeiro. O Flamengo tem vantagem porque conseguiu montar um time melhor pelo seu poderio no mercado e porque tem mais recursos tecnicamente falando. Se Diego não está bem, tem Arrascaeta. Se Bruno Henrique não está inspirado, tem Vitinho. O Vasco tem um elenco mais limitado, e tem vencido muitos jogos meio aos trancos e barrancos, sem jogar tão bem. Apostaria no Flamengo por conta disso.

CAMPEONATO MINEIRO

Cruzeiro e Atlético-MG em ação durante clássico pelo Campeonato Mineiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro
ANDRÉ ROCHA

Cruzeiro, hoje o melhor time do país. Só não é o confronto mais desigual porque o Atlético pode surpreender com o tal "fato novo" depois a demissão de Levir Culpi.

JUCA KFOURI

Em Belo Horizonte, no Mineirão, o Cruzeiro. Mas clássico é clássico e vice-versa.

MARCEL RIZZO

Em Minas o Cruzeiro é favoritaço. Tem o melhor time do Brasil neste momento e enfrenta um rival em frangalhos sem treinador.

MAURO BETING

Em Minas, o Cruzeiro tem sido o mais eficiente brasileiro, e o Galo se perdeu com Levir. Cruzeiro 70% x 30%.

MAURO CEZAR

Cruzeiro.

MENON

São quatro clássicos e seria fácil recorrer ao velho chavão: clássico não tem favorito. E, realmente, existe apenas um grande favorito nas quatro decisões que começam domingo. A Raposa está tão melhor que, por mais ofensivo que possa soar, seria uma zebra o título do Galo. O Cruzeiro está com tudo funcionando muito bem, de Fábio só ressurgido Fred. Os jogadores estão adaptados ao que Mano Menezes pede. E o Atlético nem treinador tem.

PERRONE

Ninguém começa as decisões estaduais com mais favoritismo do que o Cruzeiro. É colossal a diferença de desempenho do time de Mano Menezes, dono de um trabalho duradouro, para o Atlético-MG, que acaba de demitir Levir Culpi. A torcida do Galo vai precisar acreditar no poder de superação de seu time.

PVC

Cruzeiro é o único finalista dos quatro estados mais importantes que chega com cinco vitórias seguidas. Atlético tentando se achar. Favorito: Cruzeiro.

RENATA MENDONÇA (DIBRADORAS)

O Cruzeiro está o melhor time do Brasil hoje. Está porque é quem não perdeu ainda, quem tem encontrado menos dificuldade em campo e quem tem se mostrado mais solto. E diante do conturbado ambiente do Galo, que acaba de demitir seu treinador, acaba levando vantagem ainda maior nesse confronto. Será muito difícil para o Atlético conseguiu surpreender seu rival, que hoje parece o time mais "pronto" do país pelo que tem se visto em campo.

CAMPEONATO GAÚCHO

Grêmio Internacional confusão Gaúcho - Lucas Sabino/Agif - Lucas Sabino/Agif
Imagem: Lucas Sabino/Agif
ANDRÉ ROCHA

Mais equilíbrio pela oscilação do Grêmio que ainda luta por vaga no mata-mata da Libertadores. O Inter parece viver melhor momento e poderá concentrar mais atenções no estadual para recuperar hegemonia. Por isto, ligeiríssimo favoritismo do Colorado.

JUCA KFOURI

Em Porto Alegre, no Beira-Rio, não tem favorito.

MARCEL RIZZO

No Rio Grande do Sul há equilíbrio. O Inter vive melhor momento, mas Grêmio de Renato Gaúcho tem mais qualidade.

MAURO BETING

No Sul, o Grêmio vai mais longe em 2019. Mas o momento colorado parece mais sólido. Internacional 51% x 49% Grêmio.

MAURO CEZAR

Internacional.

MENON

Aposto 50 reais no Grêmio. E outros 50 no Inter. Clássico é clássico. E Grenal é muito mais que clássico.

PERRONE

Em tese, é a final de Estadual mais equilibrada deste ano. Promete também ser a com melhores jogos. Grêmio, apesar das dificuldades na Libertadores, e Inter são dois times bem estruturados, bem treinados e que sabem o que fazer na maioria das situações.

PVC

Inter e Grêmio é a decisão mais equilibrada. Mas Inter parece encorpado, enquanto Grêmio tenta recuperar Luan. Favorito: Internacional.

RENATA MENDONÇA (DIBRADORAS)

Pelo momento dos dois, nada definiria melhor essa final do que a célebre frase de Vicente Matheus: clássico é clássico e vice-versa. Acho o Grêmio um time mais técnico, mas que encontrou dificuldades no início da libertadores, teve desempenho bem abaixo em campo e afastou seu principal jogador recentemente por falta de condicionamento físico. No meio da semana, duas excelentes performances, tanto de Inter, quanto de Grêmio. Acho que nenhum dos dois leva vantagem nesse confronto, tende a ser bem equilibrado e será definido no detalhe.