Topo

Carrasco do Atlético, T. Neves vira carta na manga do Cruzeiro em final

André Yanckous/AGIF
Imagem: André Yanckous/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

13/04/2019 04h00

Quem acompanha os clássicos entre Cruzeiro e Atlético-MG desde 2017 se acostumou a ver Thiago Neves em campo e, na maioria das vezes, decidindo a partida a favor da Raposa. Mas a final de amanhã pelo Campeonato Mineiro deverá pelo menos começar com um cenário diferente. Apesar de recém recuperado de uma lesão na panturrilha direita, o meia vai começar a partida entre os reservas de Mano Menezes.

Thiago Neves já está há mais de uma semana recuperado, mas vem sendo preparado pouco a pouco para voltar aos gramados. Na semifinal contra o América, ficou na reserva e teve o nome gritado pela torcida, mas a intenção de Mano era apenas fazer o meia sentir o clima do jogo. No meio da semana, voltou a ficar de fora da partida contra o Huracán. Agora, a expectativa é de vê-lo no mínimo entre os suplentes, para, quem sabe, ganhar alguns minutos contra o rival que se acostumou a jogar bem.

Desde que chegou ao Cruzeiro, Thiago Neves atuou em dez clássicos e só não foi utilizado em duas partidas contra o Atlético. O retrospecto até aqui é negativo, com três vitórias, três empates e quatro derrotas. Seu desempenho individual, no entanto, tem sido positivo a ponto de ter ganhado o status de carrasco do rival.

A estrela de Thiago Neves em clássicos começou a brilhar logo em sua estreia, marcando um gol e dando uma assistência no primeiro encontro com o rival, em abril de 2017. Naquele mesmo ano, balançou as redes mais duas vezes no Brasileirão. No ano passado, voltou a fazer a diferença. Na primeira final do estadual, deu a assistência para Arrascaeta que deixou o Cruzeiro vivo na briga pela taça. Na volta, marcou o segundo gol que valeu o título celeste de 2018. Até aqui, já são quatro gols e dois passes no maior jogo do estado.

"Sei que a bola chega, porque o nosso time é de qualidade. Olha que falta 50% do nosso time, que é o Thiago Neves. Imagina quando esse cara voltar, o tanto de bola que vai passar para mim", comentou o atacante Fred, artilheiro do time com 14 gols.

Mas não é só a cautela com a recente lesão que pode impedir um retorno imediato de Thiago Neves ao time. Até aqui, os substitutos do meia estão voando. Ao lado de Fred, Rodriguinho pode ser considerado o melhor jogador celeste nesses primeiros meses de 2019. Mesmo levando em consideração que Mano planeja usar o meia junto com Neves, os demais atletas também estão em alta. Marquinhos Gabriel é outra grata surpresa e que vem tomando conta do lado esquerdo do campo. Logo mais, o time ainda ganhará a concorrência de Pedro Rocha, forte postulante a uma das vagas na equipe principal.