Topo

Vasco e Fla iniciam disputa de título com rivalidade aflorada por Maracanã

Vasco e Flamengo estarão frente a frente para a primeira partida da decisão no Engenhão - Rafael Ribeiro / Vasco.com.br
Vasco e Flamengo estarão frente a frente para a primeira partida da decisão no Engenhão Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco.com.br

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/04/2019 04h00

Eles são rivais eternos e iniciam a disputa pelo título do Campeonato Carioca com a rivalidade aflorada. Hoje, Vasco e Flamengo se enfrentam, às 16h (de Brasília), no estádio Nilton Santos. A primeira partida pela final do Estadual, inclusive, parou no Engenhão justamente pelo clima entre os dois clubes.

Se recentemente Cruzmaltino e Rubro-negro trocaram gentilezas após o trágico incêndio que vitimou dez meninos das categorias de base do clube da Gávea no Ninho do Urubu, o cenário mudou a partir do momento em que o Governo do Estado decidiu entregar provisoriamente o Maracanã para a administração da dupla Fla-Flu.

O Vasco não aceitou e se mostrou inconformado com a medida. Inclusive, o clube já deu entrada em ações na Justiça com o objetivo de cancelar o processo. O presidente Alexandre Campello ataca o governador Wilson Witzel, enquanto o comandante do Estado diz que o Vasco teve tempo, não apresentou proposta e está "esperneando".

O clube de São Januário está convicto em não mandar mais nenhum jogo sequer no Maracanã durante a gestão dos rivais Flamengo e Fluminense. Por isso, levou o jogo para o Engenhão e até inverteu os lados nos quais as torcidas costumam ficar.

A Polícia Militar está atenta para possíveis episódios de violência e sabe que o jogo será de risco por conta dos últimos acontecimentos e mudanças realizadas.

Infelizmente, o clima de paz entre os clubes foi esquecido na questão envolvendo o Maracanã. Mais do que o título e a premiação de R$ 3,5 milhões ao campeão, a rivalidade histórica está em jogo e nenhum deles imagina sair com o vice-campeonato.

VASCO X FLAMENGO

Data/hora: 14/04/2019, às 16h (de Brasília)
Local: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Auxiliares: Silbert Faria e Thiago Henrique Neto Farinha

Vasco
Fernando Miguel; Raul Cáceres, Werley, Ricardo Graça (Leandro Castan) e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Yago Pikachu (Rossi), Bruno César (Lucas Santos) e Marrony; Tiago Reis (Maxi Lopez)
Técnico: Alberto Valentim

Flamengo
Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Diego (Arrascaeta); Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Abel Braga