Topo

Grêmio

Grêmio pode desbancar Inter e virar melhor defesa da história do Gaúcho

Time do Grêmio pode terminar o Gauchão como melhor defesa da história do torneio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Time do Grêmio pode terminar o Gauchão como melhor defesa da história do torneio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/04/2019 04h00

O Grêmio entra em campo na Arena nesta quarta-feira defendendo uma campanha irretocável. Em 16 jogos do Campeonato Gaúcho, venceu 11 jogos, empatou cinco, não perdeu uma vez sequer. E se não sofrer gol no jogo de volta da final contra o Inter, tira do Colorado uma marca histórica.

Desde a criação do Gauchão unificado, a partir de 1961, quando a competição deixou de ser dividida entre regiões, a melhor defesa é dos vermelhos. Em 1974, o Inter foi campeão estadual tendo sofrido apenas dois gols em 18 partidas.

Mas agora, o Grêmio tem a oportunidade de roubar esse feito do rival. Caso não sofra nenhum gol no último jogo do campeonato, além de estar mais perto do título no resultado combinado ao 0 a 0 do duelo de ida, também passará a ser a defesa menos vazada da história da competição.

A comparação se dá pela média. Os dois gols contra em 18 partidas deixam o Colorado de 74 com média de 0,111 gols levados por jogo. Se não sofrer gol, o Grêmio fecha o Gauchão de 2019 com 0,05.

Porém, se a meta de Paulo Victor for vazada a marca permanece no Beira-Rio. Levando dois gols em 17 partidas, o Grêmio termina o Estadual com média de 0,117 por jogo, e acima do time do Inter do passado.

"Não é por nada que, pelo menos na minha opinião, temos a melhor zaga da América do Sul. Eles estão provando isso, tomamos um gol só no Gauchão, e foi de falta", disse o técnico Renato Gaúcho.

O único time a vazar a meta gremista foi o Aimoré, na segunda rodada da competição. Gian, de falta, marcou o gol no empate em 1 a 1. Desde então são 14 partidas sem levar gols pelo Estadual. Realidade diferente da Libertadores, onde em quatro partidas o Tricolor sofreu quatro gols.

O compromisso derradeiro no Estadual está marcado para quarta-feira às 21h30 (de Brasília), na Arena.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado anteriormente, o Grêmio venceu 11 jogos e empatou outros cinco.

Grêmio