Topo

Botafogo

O que esperar de ex-técnico sub-20 do Corinthians no comando do Botafogo?

Eduardo Barroca iniciará seu trabalho no Botafogo nesta terça-feira em primeiro treinamento no Nilton Santos - Lucas Figueiredo/CBF
Eduardo Barroca iniciará seu trabalho no Botafogo nesta terça-feira em primeiro treinamento no Nilton Santos Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/04/2019 04h00

O Botafogo anunciou a contratação de Eduardo Barroca, que dirigia o time sub-20 do Corinthians, para a vaga do demitido Zé Ricardo. O novo treinador tem filosofias de trabalho bem definidas e algumas alterações deverão ocorrer no time. O fato de ter um bom período pela frente ajuda o comandante a passar suas crenças aos atletas e colocar tudo em prática.

Com as novas características, alguns jogadores ganharão espaço, outros seguirão o caminho contrário. A adaptação será peça-chave para o sucesso do que virá pela frente com Eduardo Barroca.

Saída de bola com goleiro

Um dos jogadores que terá que se adaptar é Gatito Fernández. É que Eduardo Barroca utiliza a posição de goleiro como uma opção de passe. O paraguaio, portanto, será mais utilizado pelos jogadores de defesa como alternativa para não dar chutões durante a saída de bola.

Gatito não é conhecido por ter uma grande aptidão com a bola nos pés, mas terá que se esforçar para fazer parte da engrenagem.

Volante criador e Bochecha em alta

Outra característica de jogo é utilização do primeiro volante como armador de jogadas. Portanto, para ocupar a posição o jogador deverá ter qualidade com a bola nos pés. Justamente uma característica de Bochecha, opção pouca utilizada por Zé Ricardo. Barroca, inclusive, nunca poupou elogios ao jogador, a quem o considerou o melhor com quem já treinou na base.

Laterais são arma

Com jogo bastante agudo, o técnico quer os laterais se aproximando bastante dos meio campistas. O objetivo é fazer com que haja uma superioridade numérica no setor para alguma tabela ou triangulação. Zé Ricardo tentava bastante esse tipo de jogada, mas não conseguiu colocar em prática no Botafogo. Marcinho e Jonathan, portanto, deverão ser peças com bom rendimento

Jean e Carli em xeque

Alguns jogadores, porém, terão dificuldade de se encaixar na filosofia do treinador. Jean tem muito poder de marcação, mas mostra dificuldade em criar jogadas e vê suas chances de jogar ficarem reduzidas. Mesmo situação vive Joel Carli. O argentino não é dos zagueiros mais velozes e poderá ficar exposto com a marcação em linha alta. Vale ressaltar, no entanto, que ele jogou dessa forma com Jair Ventura e deu conta do recado.

Botafogo