Topo

Grêmio usa cinco anos e 10 jogos invictos no Gre-Nal em busca do título

Time de Renato Gaúcho defende série de clássicos sem derrota no estádio em meio às finais do estadual - Lucas Uebel/Grêmio
Time de Renato Gaúcho defende série de clássicos sem derrota no estádio em meio às finais do estadual Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/04/2019 04h00

O Grêmio recebe o Internacional, hoje (17), em busca do 38 título de Campeonato Gaúcho com a melhor campanha do torneio de 2019. Mais do que isso, o time treinado por Renato também tem a seu favor a estatística e o clima de caldeirão da Arena quando o assunto é Gre-Nal. No estádio, o clube gremista não perde clássico desde 2014.

São 10 jogos de invencibilidade em cinco anos. Com direito a duas goleadas históricas: 4 a 1 e 5 a 0, em 2014 e 2015, respectivamente.

Os clássicos vencidos com placares elásticos ajudaram a embalar os gremistas antes da volta dos títulos, obtidos a partir de dezembro de 2016.

"Agora é Arena e lá na nossa casa é diferente", costuma dizer Renato Gaúcho ao falar antes de qualquer partida no estádio inaugurado no final de 2012. "O Inter continua tendo todo nosso respeito, como sempre teve. Mas em casa, o Grêmio vai buscar a vitória", declarou o técnico depois do Gre-Nal de domingo, no estádio Beira-Rio.

A última derrota do Grêmio para o Inter na Arena ocorreu em 30 de março de 2014, no jogo de ida da final do estadual daquela temporada. Hernán Barcos abriu o placar e Rafael Moura, duas vezes, virou o placar. Desde então, foram quatro vitórias azuis e seis empates.

Na atual temporada, Grêmio e Inter se enfrentaram com reservas na Arena. Leonardo, um dos poucos titulares em campo, garantiu a vitória tricolor e manteve a força local no clássico.

"Jogar do lado do seu torcedor, ainda mais na Arena e com nossa torcida maravilhosa, é vantagem. Temos que impor nosso jogo, atuar com inteligência. Vai ser um jogo difícil, mas também usar o nosso torcedor para fazer uma boa partida", disse Paulo Victor.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X INTERNACIONAL

Data e hora: 17/04/2019 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Lúcio Beiersdorf Flor

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Lindoso (Rithely), Edenílson, Patrick, D'Alessandro (Pottker) e Nico López; Paolo Guerrero
Técnico: Odair Hellmann