Topo

Por que Renato Gaúcho e D'Alessandro provocam a mesma reação em rivais

D"Alessandro, do Internacional, e Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, durante partida pelo Gaúcho  - Jeferson Guareze/AGIF
D'Alessandro, do Internacional, e Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, durante partida pelo Gaúcho Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/04/2019 04h00

"Ele apita o jogo, comanda o árbitro". Certamente esta frase já foi dita e ouvida por gremistas e colorados. Os alvos: Renato Gaúcho e D'Alessandro. Ídolos dos clubes que defendem, técnico e meia se enfrentam mais uma vez no clássico Gre-Nal que decide o campeão gaúcho de 2019, nesta quarta-feira às 21h30 (de Brasília) na Arena.

Com empate em 0 a 0 no jogo de ida, quem vencer no duelo entre Grêmio e Inter leva a taça do Campeonato Gaúcho. Sem saldo qualificado, qualquer novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Dentro ou fora das quatro linhas, Renato Gaúcho e D'Alessandro são semelhantes. A postura provocadora é o primeiro ponto que os aproxima. O treinador, quando xingado pela torcida no Beira-Rio, mais de uma vez voltou os olhos para as cadeiras de forma irônica e disparou beijos antes de entrar no túnel que dá acesso aos vestiários. Em outros anos, por exemplo, já gesticulou como regendo uma orquestra de palavrões proferidos pelos aficionados rivais.

D'Ale não fica atrás. Quando alvo de vaias, costuma ignorar e responder posteriormente aos gremistas. Como em uma comemoração após título do Inter que ergueu um caixão (em miniatura, de isopor) com as cores do clube oponente.

Nos microfones, a provocação também costuma unir os ídolos. Tanto o gringo quanto Portaluppi abusam de ironia para citar o adversário. Nas entrelinhas, normalmente, citam uma ou outra peculiaridade do oponente sem pestanejar.

E quando o clima esquenta, também tanto um quanto o outro costumam se envolver em confusões para defender suas cores. D'Alessandro já brigou até em clássico que não esteve em campo, saindo do banco para acertar Luan depois de uma partida na Arena. Renato, no último Gre-Nal, pisou no campo de jogo para trocar xingamentos com Cuesta após uma entrada do zagueiro em Matheus Henrique.

Mesmo que já tenham trocado farpas algumas vezes, D'Alessandro e Renato se respeitam e admiram. Costumam trocar elogios nos microfones e entendem que têm perfis muito parecidos, mas cada um para o seu lado.

Desta forma, provocam no torcedor adversário o mesmo sentimento. Pelo sucesso, pelo amor que defendem seus clubes, pela postura provocadora, por crescer em momentos decisivos, pelos títulos conquistados. D'Alessandro e Renato Gaúcho são "iguais", cada um no seu tempo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL

Data e hora: 17/04/2019 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Lúcio Beiersdorf Flor

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.
Técnico: Renato Gaúcho

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Lindoso (Dourado), Edenílson, Patrick, D'Alessandro (Pottker) e Nico López; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann