Topo

Santos

Áudio com declarações racistas de conselheiro vaza e santistas se revoltam

Reprodução
Imagem: Reprodução

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

18/04/2019 18h17

O conselheiro do Santos Adilson Durante Filho teve um áudio vazado em grupos de mensagens, na noite de ontem, onde ele proferia palavras racistas. A declaração revoltou os santistas que pediram providências por parte do clube e, no Twitter, subiram a hashtag #ExpulsaORacista até os Trending Topics (assuntos do momento) do Brasil.

Durante Filho assumiu a autoria do áudio "de alguns anos atrás". Além de conselheiro do Santos, ele é secretário-adjunto de turismo da cidade e pediu licença não remunerada de seu cargo. As palavras que Durante Filho classificou como "momento de infelicidade" foram as seguintes:

"Sempre que tiver um pardo, o pardo o que que é, não é aquele negão, também não é o branquinho. É o moreninho, da cor dele. Desses caras, tem que desconfiar de todos. Todos que tu conhecer. Essa cor é uma mistura de uma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo. Todo pardo, todo mulato, tu tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o Pedro, o Pedro é tipo índio, tipo chileno, essas porras. Estou dizendo mulato brasileiro, entendeu, dos pardos brasileiros. São todos mau caráter. Não tem um que não seja."

O Santos, em nota oficial, não citou o caso nominalmente, mas publicou hoje que o Peixe sempre foi "um dos símbolos mais fortes do combate ao racismo" e afirmou "absoluto repúdio a qualquer forma de discriminação ou racismo". O clube, no entanto, não respondeu ao pedido de expulsão por parte dos torcedores nas redes sociais.

Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, também se posicionou por meio de nota oficial. Ele afirmou que Durante Filho pediu e está afastado de forma não remunerada de seu cargo para prestar "esclarecimentos devidos decorrentes da sua manifestação". Ele também repudiou manifestações "que defenda ou propague preconceitos".

O diretório municipal do PSD, em Santos, também mostrou repúdio às declarações e publicou nota oficial afirmando que Durante Filho não integra mais o partido.

Confira as notas oficiais abaixo:

Santos

"O Santos Futebol Clube tem em sua trajetória a marca de ter sido, nos anos 60, um dos símbolos mais fortes, a nível mundial, do combate ao racismo, ainda engatinhando naquela época, mas que se fortalecia. O time mágico de Pelé, Pepe, Coutinho, Zito e tantos outros gênios do futebol espalhou aquela maravilhosa imagem de brancos e negros se abraçando para comemorar gols que encantavam o mundo. Até hoje mantemos acesa essa tradição. Assim, é muito triste que tantas décadas depois tenhamos de vir a público reafirmar nosso absoluto repúdio a qualquer forma de discriminação e racismo.

Temos orgulho da nossa história construída em 107 anos de existência por ídolos negros, pardos, brancos e seres humanos de todas as etnias. Brasileiros, somos produto da miscigenação. Santistas, vamos continuar lutando pela paz do nosso branco e pela nobreza do nosso preto, cores eternamente entrelaçadas em nossa história."

Adilson Durante Filho

"Com relação a um antigo áudio de alguns anos atrás que circula nas mídias sociais, de minha autoria, gostaria de expor que, em um momento de infelicidade e levado pela emoção, em decorrência de um fato que muito me abalou, acabei me expressando de forma absolutamente diversa das minhas crenças e modo de agir. Jamais tive a intenção de atingir quem quer que seja, até porque assim me manifestei em um pequeno grupo de supostos amigos de WhatsApp. Consigno que não tenho qualquer preconceito em razão de cor, raça ou credo, pois minha criação não me permitiria ser diferente. Peço, humildemente, desculpas a todos que se sentiram ofendidos, e expresso, por meio deste comunicado, meu mais profundo arrependimento quanto às palavras genericamente proferidas."

Paulo Alexandre Barbosa

"Como prefeito, afrodescendente, cidadão, filho de ex-engraxate de sapato de origem humilde, manifesto, com veemência, repúdio a qualquer manifestação que defenda ou propague preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, independentemente dos meios, circunstâncias ou período de tempo que ocorra. Sempre será e deve ser absolutamente condenada.

O funcionário da prefeitura envolvido no lamentável caso que se tornou público, sr. Adilson Durante Filho, reconheceu o grave erro, pediu desculpas, se retratou publicamente e está ciente da sua responsabilidade e das possíveis consequências desse ato cometido na esfera de sua vida privada. Ele pediu licença não remunerada de suas funções para que possa prestar os esclarecimentos devidos decorrentes da sua manifestação.

A situação administrativa do funcionário está suspensa, com prejuízo dos vencimentos, e permanecerá assim durante todo o período de seu afastamento."

PSD

O Diretório Municipal do PSD - Santos repudia, com extrema veemência, as manifestações de cunho racista exaradas por seu filiado Sr. Adilson Durante Filho e informa que, na data de hoje, recebeu de suas mãos carta contendo pedido de sua desfiliação, que foi imediatamente recebida por este presidente e, portanto, o Sr. Adilson não mais integra as fileiras do partido.

Santos