Topo

Jovens mudam Grêmio em 2019 e usam Gauchão para cavar lugar no time

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/04/2019 12h00

Matheus Henrique e Jean Pyerre podem não ter feito nenhum gol na final do Campeonato Gaúcho, mas são personagens do Grêmio na campanha do novo título estadual. O volante e o meia-atacante entraram no time titular durante a caminhada pelo interior do Rio Grande do Sul e mudaram a equipe de 2019. Além de alterar o plano original de escalação, eles também saem da primeira competição da temporada fortalecidos no elenco.

O Grêmio se sagrou campeão gaúcho ao vencer o Internacional, na Arena, nos pênaltis. O estadual deste ano é o de número 38 na história do clube gremista.

Aos 21 anos, Matheus Henrique jogou 12 das 17 partidas do Grêmio no Campeonato Gaúcho. A vaga entre os titulares no primeiro semestre foi construída a partir de boas atuações no estadual e se confirmou em jogos da Libertadores, prioridade do clube no semestre.

A ascensão é tão clara que o Grêmio correu para acertar com o São Caetano a compra de nova fatia dos direitos econômicos do camisa 14. Agora, o clube gaúcho tem 90% do percentual de Matheus Henrique - que assinou contrato definitivo ainda no ano passado.

No início do ano, a comissão técnica desenhou o time titular com Maicon e um volante de imposição física. Michel e Rômulo brigaram pela vaga. Matheus era visto como substituto de Maicon, mas acabou ganhando chance de atuar ao lado do capitão e foi (muito) bem.

Jean Pyerre também jogou 12 dos 17 duelos do tricolor no estadual. A vaga entre os titulares veio mais tarde, mas pelo contexto. O camisa 21 disputa posição com Luan, pedra angular do Grêmio há anos.

"O Matheus jogou como gente grande. Na minha opinião, foi melhor em campo. O Jean foi muito bem", comentou Renato Gaúcho depois da final do estadual.

Durante a campanha simultânea, de Gauchão e Libertadores, a dupla de jovens foi um pedido constante da torcida. Internamente o Grêmio também reconheceu que os garotos estavam 'pedindo passagem'. Depois da derrota para o Libertad, em Porto Alegre, Renato Gaúcho passou a trabalhar a ideia de um time com as caras novas.

"Eu sou fã desses dois jogadores, não escondo de ninguém. Descobrimos eles, lapidamos eles e eles estão nos dando alegrias. Hoje, tanto Jean quanto Matheus estão pedindo passagem. Mas temos que ver: temos outros jogadores nessas posições. Mas assim, recebeu a oportunidade e deu conta do recado? Tem chance de seguir", disse Renato após a vitória diante do São Luiz-RS, na semifinal do Gauchão.

O Grêmio do resto da temporada começa a partir de Matheus Henrique, novo parceiro de Maicon. Jean Pyerre ganha pontos para acirrar um duelo com Luan e até Diego Tardelli, outra opção para a função de armador pelo centro.