Topo

Vasco

Fla e Vasco decidem título na Páscoa 19 anos após fartura de ovos de Eurico

Arrascaeta, do Flamengo, e Lucas Mineiro, do Vasco, disputam a bola no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca - Alexandre Vidal / Site oficial do Flamengo
Arrascaeta, do Flamengo, e Lucas Mineiro, do Vasco, disputam a bola no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca Imagem: Alexandre Vidal / Site oficial do Flamengo

Bruno Braz e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/04/2019 04h00

Dia 23 de abril de 2000. Domingo de Páscoa. Na era do Maracanã "raíz", 40 mil ovos foram distribuídos para a torcida do Vasco por ordem do então vice de futebol Eurico Miranda. Em campo, um verdadeiro chocolate cruzmaltino se concretizou sobre o Flamengo com show de Romário: 5 a 1 fora o baile e o título da Taça Guanabara. Passados 19 anos, os clubes se reencontram novamente no feriado religioso, no mesmo local, com o Rubro-Negro tendo a faca e o queijo na mão para dar o troco no rival, após vencer o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, domingo passado, por 2 a 0 no estádio Nilton Santos.

Os tempos são outros. Se agora, mesmo com todo o favoritismo, o Flamengo prega a cautela e evita o oba-oba, naquela ocasião, o recém-falecido Eurico Miranda não temia provocar o adversário antes e depois da partida.

"Eu prometi chocolate! Eu dei os ovos para a torcida e o chocolate para eles (rubro-negros)!", dizia um efusivo e ainda saudável Eurico após a goleada.

Torcedores do Vasco saboreiam ovos de Páscoa distribuídos por Eurico Miranda antes do clássico com o Fla - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Torcedores do Vasco saboreiam ovos de Páscoa: 40 mil foram distribuídos a mando de Eurico
Imagem: Reprodução / TV Globo

Com apenas quatro meses de Flamengo, Gabigol ainda se ambienta com a rivalidade entre os clubes. Em entrevista coletiva, foi contado ao atacante a história do famoso clássico dos chocolates. O jovem riu, mas deixou claro que, em caso de título, não terá o "troco" de guloseimas.

"Não era nem nascido (risos). Mas são mais 90 minutos contra um grande time. Vamos jogar em casa, acho que os ingressos vão ser esgotados. Mas não vai ter chocolate, nada. Vai ter muito trabalho, desempenho e dedicação", disse o jogador se confundindo com o tempo, já que tinha quatro anos quando aconteceu aquele jogo.

Pedrinho faz embaixadinhas durante goleada e provoca confusão entre jogadores de Vasco e Fla - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Pedrinho faz embaixadinhas durante goleada e provoca confusão
Imagem: Reprodução / TV Globo

Personagem polêmico daquela decisão de Taça Guanabara, o ex-meia Pedrinho ficou eternizado justamente naquele clássico. Fez um gol de pênalti, pediu silêncio à torcida rubro-negra e, ainda por cima, fez embaixadinhas no meio de campo quando o Vasco já goleava, algo que despertou a ira dos jogadores do Flamengo, numa confusão que resultou em expulsões.

O ídolo vascaíno revela, porém, que aquele jogo teve um sabor de resposta por um episódio que havia passado algum tempo antes.

"Particularmente aquele jogo tinha uma importância enorme porque no ano anterior eu estava lesionado, fui convidado por uma emissora para os comentários e, no intervalo, botei a cabeça para fora da cabine (no antigo Maracanã) e a torcida do Flamengo me xingou muito e debochou da minha lesão. Eu estava muito sentido por conta da lesão, não sabia o que ia acontecer. Depois daquele episódio, isso serviu de gasolina, me dediquei demais. Foi a oportunidade de dar uma resposta dentro de campo", se recorda ao UOL Esporte.

Abel pode repetir o feito, mas do outro lado

Abel Braga orienta Mauro Galvão durante o histórico 5 a 1 do Vasco sobre o Fla - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Abel Braga orienta Mauro Galvão durante o histórico 5 a 1 do Vasco sobre o Fla
Imagem: Reprodução / TV Globo

A grande curiosidade hoje é que o técnico Abel Braga poderá repetir o feito e sair campeão novamente de um Flamengo x Vasco num domingo de Páscoa, mas desta vez comandando o Rubro-Negro. Em 2000, era ele quem comandava o Cruzmaltino e foi bastante ativo durante os 90 minutos.

Quando Pedrinho fez as embaixadinhas e causou a confusão que resultou nas expulsões de Odvan, pelo lado do Vasco, e Beto, pelo do Flamengo, ele chamou o capitão Mauro Galvão e deu uma bronca pedindo para que o time respeitasse o adversário.

Mais experiente à beira de campo, Abel tenta conter a euforia que o favoritismo ao Flamengo causa para hoje. A cautela foi adotada desde os primeiros minutos da vitória no domingo passado.

"Liquidado não está. Um gol aos 15 minutos pode incendiar o jogo. Vamos tentar fazer o melhor para nossa vida", disse logo após a vitória por 2 a 0 no estádio Nilton Santos.

FLAMENGO X VASCO
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Luiz Cláudio Regazone

Flamengo
Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Arão, Vitinho, Diego (Éverton Ribeiro) e Arrascaeta; Uribe (Gabigol)
Técnico: Abel Braga

Vasco
Fernando Miguel, Raul Cáceres, Werley, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro e Yago Pikachu; Lucas Santos, Marrony e Yan Sasse
Técnico: Alberto Valentim

Vasco