Topo

Vasco

Técnico que foi vice da Copinha ganha chance no Vasco e pode ser efetivado

Técnico Marcos Valadares foi vice-campeão da Copa São Paulo de futebol júnior este ano com o Vasco e será interino no profissional - Rafael Ribeiro / Vasco.com.br
Técnico Marcos Valadares foi vice-campeão da Copa São Paulo de futebol júnior este ano com o Vasco e será interino no profissional Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco.com.br

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/04/2019 04h00

O técnico Marcos Valadares, vice-campeão da Copa São Paulo de futebol júnior este ano, foi nomeado pela diretoria do Vasco para assumir a equipe profissional interinamente nesta quarta-feira (24), contra o Santos, pelo jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil, após a demissão de Alberto Valentim. O treinador, de 41 anos, é visto com bons olhos e tem, inclusive, chances de ser efetivado no cargo caso vá bem em seus compromissos.

Presidente do clube, Alexandre Campello ressaltou, por exemplo, que sequer pensou em um nome do mercado para contratar, embora tenha citado que a experiência pode pesar, algo que Valadares ainda não possui, já que seu currículo, até o momento, foi construído nas divisões de base.

"Um equilíbrio entre modernidade e experiência (sobre o perfil do novo treinador). Não pensamos em ninguém. A gente nem conversou com ninguém. Ainda vamos decidir nos próximos dias. Vamos tomar a decisão com tranquilidade e o Marcos Valadares tem a nossa confiança", declarou.

Diretor-executivo vascaíno, Alexandre Faria, por exemplo, deu sua preferência ao técnico do sub-20:

"O treinador da minha preferência é o Marcos Valadares, que será auxiliado pelo Ramon Menezes. Estamos mapeando o mercado e temos certeza que esse grupo pode levar o Vasco a grandes resultados".

Na avaliação do dirigente, o modelo de jogo adotado no sub-20 é parecido com o utilizado no profissional.

"Existe uma conversa diária entre a base e o profissional. PC Gusmão faz isso de uma forma primorosa. O Marcos vai colocar alguns detalhes, mas o modelo de jogo do sub-20 é bem parecido com o profissional. Ele é o técnico para quarta", disse Faria.

Marcos Valadares tem formação acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais e formação profissional na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Antes de chegar ao Vasco, o treinador passou nas divisões de base de clubes como Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense.

Recentemente, o técnico classificou o sub-20 cruzmaltino para a semifinal da Copa do Brasil da categoria.

Jair Ventura e Dorival são ventilados

Nomes mais conhecidos dos torcedores, Jair Ventura - ex-Corinthians, Santos e Botafogo - e o de Dorival Júnior - que trabalhou pela última vez no Flamengo - são alguns dos nomes ventilados nos corredores de São Januário.

No caso de Ventura, o peso contra é porque muitos enxergam nele um trabalho parecido com o de Alberto Valentim. Já com Dorival, o que pesa é o seu alto salário que, inicialmente, está além do limite financeiro vascaíno.

Vasco